O Ministério da Saúde inicia nesta segunda-feira (04) a substituição da vacina oral poliomielite (VOP), conhecida como “vacina da gotinha”, pela dose injetável da vacina inativa poliomielite (VIP). Essa mudança é parte de um novo esquema vacinal que visa fortalecer a imunização contra a poliomielite, também chamada de paralisia infantil.
O novo calendário vacinal prevê a aplicação da vacina injetável em três doses, além de uma dose de reforço, conforme abaixo:
- 2 meses: 1ª dose
- 4 meses: 2ª dose
- 6 meses: 3ª dose
- 15 meses (1 ano e 3 meses): dose de reforço
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Com a implementação da VIP, não haverá mais campanhas anuais de vacinação com a versão oral para crianças de um a cinco anos. A vacina injetável já está incorporada ao Programa Nacional de Imunização e promete ser mais segura, apresentando menos reações adversas em comparação com a vacina oral, que poderia causar diarreia.
A poliomielite é uma doença contagiosa provocada pelo poliovírus e, além de ser transmitida através de contato direto com fezes ou secreções de pessoas infectadas, pode resultar em paralisia flácida irreversível, afetando principalmente os membros inferiores.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário