Deputado Bolsonarista é alvo de operação da PF por desvio de cota parlamentar

A investigação apura supostos desvios de recursos provenientes da cota parlamentar na Câmara dos Deputados.

O deputado federal bolsonarista, Gustavo Gayer (PL-GO), foi alvo de uma operação de busca e apreensão nesta sexta-feira (25), conduzida pela Polícia Federal (PF). A investigação apura supostos desvios de recursos provenientes da cota parlamentar na Câmara dos Deputados.

Anúncios

Os agentes cumpriram mandados em dois endereços do parlamentar: um imóvel em Goiânia e o apartamento funcional em Brasília. Também houve buscas na residência de um assessor de Gayer, onde foram encontrados aproximadamente R$ 72 mil em espécie.

Investigação sobre fraude e falsificação

Segundo informações da Polícia Federal, o objetivo da operação é “desarticular associação criminosa voltada para o desvio de recursos públicos”. O esquema envolvia a criação fraudulenta de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) para receber verbas parlamentares.

Anúncios

De acordo com as investigações, o grupo tentou adquirir uma associação com mais de 10 anos de existência para transformá-la em OSCIP, uma vez que apenas entidades com atividade comprovada por determinado tempo podem acessar esse tipo de recurso. No entanto, como a associação controlada pelo grupo não atendia aos critérios, documentos teriam sido falsificados para simular a elegibilidade.

Ainda segundo a PF, os recursos destinados à OSCIP eram desviados para empreendimentos privados ligados ao deputado.

Anúncios

Mandados em cinco cidades

A operação contou com a participação de 60 agentes federais e foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ao todo, a PF cumpriu 19 mandados de busca e apreensão, abrangendo endereços em Brasília (DF), Cidade Ocidental (GO), Valparaíso de Goiás (GO), Aparecida de Goiânia (GO) e Goiânia (GO).

Gayer e seu grupo são investigados por crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e peculato-desvio. A PF segue com a apuração e pode ampliar o alcance das investigações nos próximos dias.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios