Após uma pausa de dois anos, o espetáculo O Rádio retorna aos palcos, trazendo novidades para o público em comemoração ao mês das crianças. A peça, coproduzida pelo Grupo Cena Aberta e o Coletivo O Circo Tá na Rua, terá sessões em São Luís/MA e Parnaíba/PI.
Criada durante a pandemia, em 2020, a obra marca o primeiro espetáculo solo da Palhaça Xia, interpretada por Necylia, e explora técnicas circenses. O enredo se passa na casa da palhaça, que enfrenta uma doença misteriosa na companhia de um rádio. A peça é inspirada nas lembranças de infância da artista, que cresceu no bairro da Liberdade ouvindo rádio ao lado do avô.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
“Lembro de fechar os olhos e imaginar as cenas apenas ouvindo as vozes e sons. Eu até brincava de ser apresentadora de rádio”, relembra Necylia.
Um espetáculo sensorial e nostálgico
Com vinhetas originais e releituras de programas da era de ouro do rádio, a peça traz narrações ao vivo de Larissa Ferreira e Tiago Andrade, que integram a encenação com um desafio teatral: atuar somente com a voz em “off”.
Tiago compartilha sua experiência: “Brincar de ser radialista e ator de radionovela é desafiador. Precisamos criar imagens através da voz e manter um jogo dinâmico com a Palhaça Xia, que está em cena. É um espetáculo que diverte e emociona.”
Larissa Ferreira também destaca a importância da sonoridade: “Cada vez que faço a cena ‘Momentos de Paixão’, sou transportada para uma memória da minha mãe, dançando com a vassoura ao som de músicas românticas. O uso da voz potencializa a cena e permite novas criações a cada apresentação.”
Premiações e trajetória
Apesar do período curto em cartaz, O Rádio já coleciona importantes participações em eventos culturais, como a Semana do Teatro e o Sesc Circo. O texto foi selecionado no concurso internacional Escenas del Confinamiento, com Necylia sendo a única autora nordestina premiada. Além disso, o espetáculo recebeu prêmios de melhor encenação, direção e cenografia na Mostra Praia Grande de Cenas Curtas (2020).
Após sua última exibição em 2022, a peça retorna com apresentações no Teatro Napoleão Ewerton, em São Luís, no dia 26 de outubro, às 15h, e no Festival Funil, em Parnaíba, no dia 31 de outubro.
“A felicidade é enorme em trazer o espetáculo de volta. O Rádio desperta memórias afetivas em adultos e encanta as crianças, que se conectam com a palhaça Xia e seu rádio, um amigo em momentos de solidão”, conta Fernanda Marques, diretora do espetáculo.
Sobre os grupos
O Grupo Cena Aberta, fundado em 2001, se destaca por suas pesquisas na linguagem teatral e na relação entre arte e educação, produzindo espetáculos infantis e intervenções cênicas. Já o Coletivo O Circo Tá na Rua, ativo desde 2013, promove oficinas gratuitas e realiza caravanas pelo interior do Maranhão e Pará, fortalecendo a tradição circense na região.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário