Eleitores de São Luís decidirão sobre Passe Livre Estudantil nas eleições de outubro

A proposta, voltada principalmente para beneficiar estudantes de baixa renda, visa reduzir as dificuldades financeiras enfrentadas por essa parcela da população no acesso ao transporte público.

Os cidadãos de São Luís terão, além da escolha de prefeito e vereadores, a oportunidade de participar de uma consulta popular que poderá impactar diretamente o sistema de transporte da capital. No plebiscito, os eleitores responderão à seguinte pergunta: “São Luís deve implantar o passe livre estudantil?”

Anúncios

A proposta, voltada principalmente para beneficiar estudantes de baixa renda, visa reduzir as dificuldades financeiras enfrentadas por essa parcela da população no acesso ao transporte público. A ideia de um passe livre estudantil é inédita na cidade e surge como uma possível solução para democratizar o acesso à educação, facilitando o deslocamento de jovens para escolas, universidades e cursos técnicos.

Amparo Constitucional

A inclusão da consulta nas eleições municipais é amparada pela Emenda Constitucional nº 111 de 2021, que prevê a possibilidade de plebiscitos simultâneos às eleições, desde que aprovados pelas Câmaras Municipais e encaminhados à Justiça Eleitoral com antecedência mínima de 90 dias. Em São Luís, a Câmara de Vereadores aprovou o envio da consulta ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) no dia 20 de junho.

Anúncios

Movimento popular pela aprovação

Em entrevista ao Jornal Tambor, o professor e doutor em Políticas Públicas Franklin Douglas, um dos líderes do movimento que culminou na criação do plebiscito, destacou a importância da iniciativa. Segundo Douglas, a proposta nasceu a partir de um abaixo-assinado organizado por ele, pelo professor Leonel Torres, pela juventude Correnteza/UP e pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB).

“O plebiscito é uma oportunidade para a população se posicionar sobre uma questão crucial para os estudantes da cidade”, declarou Douglas. Ele acrescentou que o próximo passo será organizar a campanha em favor do SIM, defendendo que o passe livre estudantil não apenas promove justiça social, mas também contribui para uma maior participação popular no controle do sistema de transporte público.

Anúncios

História de luta estudantil

Vale lembrar que a luta por direitos no transporte público não é nova em São Luís. Há 45 anos, a mobilização estudantil conquistou a meia-passagem, um direito que ainda vigora e beneficia milhares de estudantes todos os dias. A proposta do passe livre representa uma continuação desse esforço histórico, um avanço que visa garantir gratuidade total para o acesso dos estudantes ao transporte público.

“O marco de 2024 reforça a importância dessa conquista. A aprovação do passe livre para todos os estudantes de São Luís seria um passo significativo para a educação e a mobilidade urbana da cidade”, completou Douglas.

Anúncios

Próximos passos

Com a aprovação do plebiscito pela Câmara e sua inclusão oficial nas eleições, o caminho está aberto para que os eleitores tomem sua decisão nas urnas.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios