A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou na manhã desta quarta-feira (18) a Operação Camisaria, com o objetivo de combater um esquema de fraudes contra a Previdência Social no estado do Maranhão. A ação, realizada em parceria com a Polícia Federal, cumpriu 20 mandados de busca e apreensão em quatro municípios: São Luís, São José de Ribamar, Santa Rita e Guimarães. Além disso, a Justiça Federal determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro de seus bens.
As investigações começaram em abril deste ano, quando foi descoberto um grupo especializado em aliciar idosos em situação de vulnerabilidade, muitos em situação de rua, para que se passassem por beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os criminosos produziam documentos falsificados com as fotos dos idosos, conseguindo enganar instituições bancárias e realizar saques de benefícios previdenciários em nome das vítimas.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
De acordo com a investigação, após os saques ou a realização de empréstimos bancários, os idosos recebiam uma pequena quantia e eram devolvidos às ruas, onde permaneciam até serem novamente utilizados pelo grupo criminoso. Essa prática foi repetida diversas vezes, com várias pessoas sendo exploradas pelo esquema.
A Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), vinculada ao Ministério da Previdência Social, estima que o prejuízo causado pelos 45 benefícios identificados até o momento ultrapassa R$ 930 mil. Além disso, a suspensão desses benefícios pode gerar uma economia futura de R$ 10,8 milhões aos cofres públicos.
Os envolvidos no esquema responderão por estelionato majorado contra o INSS, falsificação de documentos públicos e associação criminosa. Se condenados, as penas podem superar 15 anos de prisão.
O nome “Camisaria” faz referência ao apelido dado pelos criminosos aos documentos de identidade fraudados, chamados por eles de “camisas”. A Força-Tarefa Previdenciária, formada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, atua há 24 anos no combate a fraudes estruturadas contra o sistema previdenciário no Brasil.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário