Allan Carvalho e Luiz Claudio celebram parceria no show Mairi- O Espírito do tempo, inédito em terras maranhenses

Os artistas prometem ainda, para o show Mairi – o Espírito do Tempo, uma imersão profunda nas musicalidades do Pará e do Maranhão, ligada às memórias ancestrais indígenas.

Mairi significa Território dos Tupinambá e dos povos Tupi e segundo estudiosos, é uma denominação silenciada pela colonização europeia para a região que abriga atualmente os estados do Pará, Amapá e Maranhão. Inspirados pela pesquisa do Grupo de Estudo Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas (GEDAI/UFPA), que trata do tema, o cantor e compositor paraense, Allan Carvalho e o percussionista, cantor e compositor paraense radicado no Maranhão, Luiz Claudio Farias, se reencontram para celebrar as mais recentes produções de suas carreiras e parcerias. Os artistas prometem ainda, para o show Mairi – o Espírito do Tempo, uma imersão profunda nas musicalidades do Pará e do Maranhão, ligada às memórias ancestrais indígenas. O show acontece no palco do Miolo Bar, no próximo dia 20 de setembro, a partir de 20h.

Anúncios

Em Mairi – O Espírito do tempo, o público assistirá à originalidade e virtuose de Allan Carvalho (voz e violão) e Luiz Claudio ( voz e percussão), acompanhados pelo músico Jeff Soares (violão e baixo), além da participação de artistas de grande relevância na cena musical maranhense contemporânea, como Gerude, Ronald Pinheiro e Anna Claudia. Na primeira parte do programa, os músicos executarão composições de artistas paraenses, como Ronaldo Silva , além de músicas compostas por Allan em parceria com o GEDAI. Em seguida, o duo desfilará canções de suas discografias e parcerias, finalizado com a participação dos convidados.

Segundo Allan Carvalho, no show Mairi, o conceito de Espírito do Tempo é o fio narrativo que vem nas canções e traz as reconexões entre as obras dos dois artistas e, principalmente, a história de seus lugares. “É ainda mais oportuno o mote deste reencontro, pois também chama a atenção para giro da História que trouxe de volta o raríssimo manto tupinambá que estava na Dinamarca e foi recentemente devolvido ao Brasil”. Diz Allan .

Anúncios

“A peça está agora em nosso Museu Nacional, no Rio de Janeiro. O artefato ancestral estava em um museu de Copenhague há mais de três séculos. Não se trata de uma obra de arte, de um mero objeto e, sim, de uma história viva sobre o povo Tupinambá. E é muito positivo ainda linkar neste show o lugar das ancestralidades, da arte e do papel da academia como agregadora das multivozes além da ciência”. Completa o músico.

O show faz parte da programação do VI DCIMA (Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia), um encontro acadêmico encabeçado pelo grupo de pesquisa GEDAI (UFPA em parceira com UFMA) que acontece entre os dias 18 e 20 de setembro, na Universidade Federal do Maranhão, no Centro de Ciências Humanas, que traz o tema de grande importância na atualidade: “Mudanças Climáticas e Oralidades Pan-Amazônicas”.

Anúncios

A produção do show é da Zabumba Records Produções, e o espetáculo mostrará um panorama das músicas feitas no Maranhão e no Pará e suas similaridades. “Reencontrar Allan e recebê-lo, no que agora considero também a minha casa, é muito gratificante. Ainda mais com um show de cunho tão importante, por tratar de temas sempre atuais e impactantes como o meio ambiente, a questão indigena e afins ” comenta Luiz Claudio.

Histórico

Luiz Claudio, natural de Belém do Pará e radicado em São Luís do Maranhão, possui uma extensa carreira como percussionista e produtor musical, tocando e gravando ao lado de alguns dos grandes nomes da música popular brasileira, como Ceumar, Zeca Baleiro, Chico César, RittaBenedito, Nelson Ayres, entre muitos outros. Atualmente atua como produtor musical do Estúdio Zabumba Records, em São Luís.

Anúncios

Allan Carvalho, artista da música, atuando com compositor, pesquisador e produtor musical. Em sua discografia constam 09 álbuns, frutos de pesquisa dentro da música amazônica, além de canções registradas em trabalhos de vários artistas do Brasil Norte. Produz trilhas sonoras para teatro e cinema independente.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios