Em outubro de 2024, eleitores de todo o Brasil irão às urnas para escolher novos prefeitos e vereadores. No entanto, um tema que ganha destaque antes mesmo da votação é o combate à desinformação, especialmente a circulação de notícias falsas nas redes sociais, que pode comprometer a compreensão do eleitorado e impactar os resultados.
Uma pesquisa recente do Instituto DataSenado, em parceria com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, revelou que 78% dos brasileiros consideram crucial o controle de fake news para garantir uma disputa eleitoral justa. O levantamento faz parte da 21ª edição da pesquisa Panorama Político 2024: Notícias Falsas e Democracia, que também mostrou que 81% dos entrevistados acreditam que a disseminação de informações falsas pode influenciar “muito” o resultado das eleições.
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Segundo José Henrique Varanda, analista do DataSenado, os números indicam que a população apoia mudanças urgentes no combate à desinformação. “Essa informação dá respaldo aos juízes eleitorais para fazer valer a regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral. A população brasileira quer eleições justas e está de acordo com medidas de moderação nas redes sociais”, explica Varanda.
Desafios na identificação de fake news
O estudo revelou ainda que 72% dos brasileiros que usam redes sociais acessaram, nos últimos seis meses, conteúdos que suspeitaram ser falsos. A dificuldade em reconhecer essas informações é uma realidade para metade da população, sendo que em estados como Sergipe (62%), Maranhão (61%) e Rio Grande do Norte (59%) a tarefa se torna ainda mais desafiadora.
Motivos para o compartilhamento de notícias falsas variam: 31% o fazem para tentar mudar a opinião dos outros, enquanto 30% acreditam que as pessoas compartilham por não saberem que a notícia é falsa. Para além disso, 81% dos entrevistados afirmam que as plataformas digitais devem ser responsabilizadas por impedir a disseminação de fake news, uma visão amplamente compartilhada, exceto em Santa Catarina, onde a concordância é de 73%.
Uso das redes sociais no Brasil
A pesquisa também destacou o perfil dos usuários de redes sociais no país, mostrando que o acesso é amplamente disseminado. Estados como São Paulo e Distrito Federal lideram com 97% da população conectada às plataformas. Outros estados como Roraima (96%) e Paraná (96%) também aparecem no topo da lista.
Apesar do desafio imposto pelas notícias falsas, o levantamento revela um consenso nacional sobre a importância de um controle mais rígido. A pesquisa ouviu 21.808 brasileiros entre os dias 5 e 28 de junho de 2024, com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 1,2 ponto percentual.
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