O estado do Maranhão já contabiliza mais de 500 denúncias de irregularidades eleitorais no pleito de 2024 por meio do aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até a manhã desta segunda-feira (2), o app havia registrado um total de 505 denúncias, sendo a maioria relacionada a candidatos e coligações que disputam as eleições municipais.
Denúncias por Cargos e Localidades
Do total de denúncias, 131 foram contra candidatos a prefeito, 290 direcionadas a postulantes ao cargo de vereador, 3 a vice-prefeito e 81 contra coligações, partidos ou federações. A capital São Luís lidera o ranking com 267 registros de irregularidades. Outras cidades que também apresentaram um número significativo de denúncias são Bom Jesus das Selvas, com 22 registros, São Bento com 15, e Imperatriz, que acumula 14 denúncias.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
O Papel do Aplicativo Pardal
O aplicativo Pardal, lançado em 16 de agosto, é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pela Justiça Eleitoral com o objetivo de incentivar a participação ativa da população no processo democrático. Por meio do app, os eleitores podem denunciar irregularidades como compra de votos, uso indevido da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.
Além de permitir o registro de denúncias, o aplicativo oferece orientações sobre como proceder e quais tipos de situações configuram irregularidades eleitorais. Os usuários têm a opção de anexar arquivos, fotos, áudios e vídeos para comprovar as denúncias, sendo garantido o sigilo dos denunciantes.
Investigação e Apuração
Todas as denúncias recebidas pelo aplicativo Pardal são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, responsável por investigar e apurar cada caso. Com isso, a Justiça Eleitoral busca garantir um processo eleitoral mais transparente e seguro, combatendo possíveis fraudes e abusos que possam comprometer a legitimidade das eleições.
Para acompanhar o andamento das denúncias e obter mais informações sobre o processo eleitoral, os cidadãos podem acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral ou utilizar o próprio aplicativo Pardal.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário