O Grupo Mateus, um dos principais varejistas de alimentos do Brasil, está em processo avançado para assumir o controle do Assaí Atacadista, com a intermediação da XP e do Itaú. Este movimento estratégico pode sinalizar o início de um monopólio no setor varejista brasileiro.
Se a oferta for aceita, o Grupo Mateus, que atualmente opera majoritariamente no Nordeste, expandiria significativamente sua presença ao incorporar o Assaí, que está presente em todos os 26 estados. Em 2023, o Assaí Atacadista registrou uma movimentação de R$ 72,7 bilhões, em contraste com os R$ 30,2 bilhões do Grupo Mateus.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
A potencial fusão não só ampliaria a influência do Mateus, como também poderia reduzir a competição no mercado, prejudicando os consumidores com menos opções e possivelmente aumentando os preços. A criação de uma superpotência no varejo pode limitar as escolhas e impactar negativamente a dinâmica do mercado, levantando preocupações sobre a concentração de poder e os efeitos adversos sobre o consumidor.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário