Recorde de candidaturas únicas: 214 Cidades terão apenas um candidato a prefeito nas Eleições de 2024

Esse é o maior número de candidaturas únicas desde o ano 2000, quando a CNM começou a acompanhar os dados eleitorais.

Um estudo recente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela que 214 cidades brasileiras terão apenas um candidato a prefeito registrado na Justiça Eleitoral para as eleições municipais de outubro de 2024. Esse é o maior número de candidaturas únicas desde o ano 2000, quando a CNM começou a acompanhar os dados eleitorais.

Anúncios

Segundo especialistas em Direito Eleitoral, a legislação atual prevê que, em municípios com apenas um candidato registrado, este pode ser eleito com apenas o seu próprio voto, desde que obtenha a maioria dos votos válidos — ou seja, excluindo-se os votos em branco e nulos. Este cenário é incomum, mas vem se tornando mais frequente nos últimos anos.

Crescimento de Candidaturas Únicas

O aumento das candidaturas únicas é significativo quando comparado aos números das últimas eleições municipais de 2020, que registraram 107 municípios nessa situação. Em contraste, o número total de candidatos a prefeito em todo o país diminuiu em 2024: de 19.379 em 2020 para 15.441, representando uma redução de 20,3%.

Anúncios

Perfil das Cidades e Candidatos

As cidades com apenas um candidato registrado têm, em média, 6,7 mil habitantes. Entre elas, destaca-se Borá, em São Paulo, o menor colégio eleitoral do Brasil, com apenas 1.094 eleitores, que também terá um candidato único.

A maioria dessas cidades está localizada no Rio Grande do Sul, com 43 municípios nesta condição. Em seguida, vêm Minas Gerais, com 41 cidades; São Paulo, com 26; e Goiás, com 20.

Anúncios

Em relação ao perfil dos candidatos únicos, o estudo da CNM aponta que a maioria é composta por homens brancos, casados e com idade média de 49 anos. Além disso, 64% desses candidatos estão filiados a quatro partidos: MDB, PSD, PP e União Brasil, e muitos deles buscam a reeleição neste ano.

Reflexos no Processo Eleitoral

O crescimento do número de candidaturas únicas é um reflexo de um cenário político de menor competitividade em algumas regiões, o que pode estar relacionado a diversos fatores, como a dificuldade de articulação política e a falta de renovação nos quadros partidários. Esse fenômeno levanta questões sobre a representatividade e o engajamento político em municípios de menor porte, onde a concorrência eleitoral é menos intensa.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios