Em Assembleia Geral realizada na última quarta-feira (21), bancários do Maranhão decidiram, por ampla maioria, deflagrar estado de greve. O encontro aconteceu de forma presencial em São Luís e Caxias, e virtualmente pela plataforma Zoom, reunindo profissionais de diversas regiões do estado.
A decisão de entrar em estado de greve reflete a insatisfação da categoria com as propostas apresentadas pela Federação dos Bancos (Fenaban). De acordo com os trabalhadores, as ofertas são insuficientes e não atendem às reivindicações feitas, que incluem melhorias nas condições de trabalho e benefícios que impactariam diretamente a população usuária dos serviços bancários.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Além da decretação do estado de greve, os bancários também aprovaram a participação no Dia Nacional de Luta, marcado para a próxima segunda-feira (26). A mobilização ocorrerá em várias cidades do Maranhão e do Brasil, com o objetivo de pressionar os bancos e o governo a oferecerem uma proposta que seja considerada justa pela categoria.
Em São Luís, a concentração está programada para acontecer no Banco do Brasil da Praça Deodoro, a partir das 9h. A intenção é retardar a abertura das agências bancárias até o meio-dia como forma de protesto. “Sem mobilização e greve, não haverá novas conquistas. Vamos à luta!”, declarou um representante do sindicato presente na Assembleia.
A rodada de negociação entre os bancários e a Fenaban está agendada para o dia 27 de agosto. Até lá, a categoria permanece em estado de alerta, podendo deflagrar greve a qualquer momento caso não haja avanço nas tratativas.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário