Espetáculo infantil Por Ti, Portinari, da Cia Druw, se apresenta no Maranhão

A paulistana Cia Druw tem quase três décadas de atuação na dança e estreia no Maranhão a coreografia criada a partir de quadros clássicos do pintor Cândido Portinari; os palcos das cidades Imperatriz, João Lisboa e Açailândia recebem o espetáculo e a oficina, gratuitos.

Com direção de Miriam Druwe, o espetáculo infantil Por ti, Portinari, da Cia Druw, faz apresentações no Maranhão nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2024 (horários abaixo), com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, lei federal de incentivo à cultura. As sessões ocorrem nas cidades de Imperatriz (no Centro Cultural Tatajuba), João Lisboa (no Complexo Poliesportivo Zuza) e Açailândia (no Teatro Municipal de Açailândia).

Anúncios

Criado durante a pandemia de Covid-19, o trabalho é uma declaração de amor à obra de Cândido Portinari (1903 – 1962) e à sua forma de ver o mundo. É uma viagem por seus quadros clássicos que parte de “Guerra e Paz” e traça um caminho afetivo para a nossa infância. 

Mas o embrião dele é antigo. Em 2012, durante uma turnê pelo Brasil, Miriam Druwe, mergulhada na reflexão sobre quais seriam os próximos passos das criações para a companhia, foi atravessada pela obra de Portinari, em especial “Guerra e Paz” e “Os retirantes”, seguindo pelos trabalhos destinados à infância. Foi uma ideia duradoura que ficou alojada em sua mente desde então, levantando questões e despertando paixões. 

Anúncios

Desde aquele momento, o nome Por ti, Portinari se apresentou. O pintor passou a alimentar o imaginário da Cia Druw, dando suporte para a criação do espetáculo “Poetas da Cor”, denominação dada a Portinari, que buscava no universo da cor, luz e cor pigmento, sensações e sentimentos em sua essência.

Agora, em Por ti, Portinari, o público acompanha os bailarinos formarem imagens impactantes de obras como “Os retirantes”, “Os espantalhos”, “Meninos no Balanço”, “Meninos Soltando Pipas” e “Palhacinhos na Gangorra”. Estão em cena Alessandra Fioravanti, Elizandro Carneiro, Letícia Rossi, Manu Fadul, Moisés Matos, Orlando Dantas e Anderson Gouvea.

Anúncios

“Não é porque é um espetáculo infantil que não podemos tratar de temas difíceis. Então, questões relacionadas ao sofrimento humano, como fome, miséria e guerra, dividem o espaço no palco com o universo das brincadeiras infantis”, conta Miriam. Até porque, sua arte é formada por contrastes: a profusão exuberante da nossa terra – fauna, flora e cultura – dividia espaço com a pobreza, a dor e a dificuldade. 

Anúncios

Em termos narrativos, Por ti, Portinari mostra uma pequena cidade onde as noites ainda são iluminadas pela natureza e as crianças brincam e se deitam sob os fios luminosos do céu estrelado. Nesse ambiente acolhedor, elas falam dos seus sonhos e medos, fazem perguntas e esperam respostas no silêncio da noite.

O grupo visitou Brodowski, cidade natal do pintor, e usou dados autobiográficos da infância do artista coletados do livro “Portinari o Menino de Brodósqui”, publicado originalmente em 1979. 

Anúncios

“O interessante é que nossos projetos são criados coletivamente. Na maioria das vezes, tenho algumas imagens construídas na minha cabeça, mas os bailarinos também trazem elementos que complementam e enriquecem a dramaturgia. Sempre acreditei, assim como o pintor russo Kandinsky (1866-1944), que as obras devem partir de uma necessidade interior e que devemos ouvir a voz do coração”, defende a diretora. 

Sobre a encenação

Para dar vida a tudo isso, além dos intérpretes-criadores, a equipe do espetáculo envolveu o figurinista e cenógrafo Fábio Namatame, a iluminadora Marisa Bentivegna, a consultora artística Cristiane Paoli Quito e o compositor e sonoplasta Ed Cortês. Além deles, João Cândido Portinari, filho do pintor e fundador do Projeto Portinari, partilhou seu conhecimento com todos os artistas envolvidos e está em cena como uma das personagens desse universo.

Anúncios

Um dos elementos marcantes do cenário são as projeções dos quadros, em uma criação assinada por Marlise Kieling e o Estúdio Preto e Branco. “Em um dos momentos emblemáticos, a obra “Guerra e Paz” derrete diante da plateia”, acrescenta a diretora. 

Completam o cenário diversos cubos pintados à mão e o ciclorama (cortina grande ou parede, geralmente côncava, posicionada na parte de trás dos artistas), um patchwork de linho tingido, projetado por Namatame. Já para o figurino, a preocupação foi ser o mais fiel possível às padronagens e texturas encontradas nas pinturas. 

Anúncios

Atividades paralelas

Além de assistir ao espetáculo, as crianças podem participar da oficina Recursos e percursos no processo criativo: um olhar artístico sobre o pedagógico: EIXOS – IMPRESSÃO, IMPROVISAÇÃO E COMPOSIÇÃO

A iniciativa inclui propostas teóricas e práticas baseadas no espetáculo “Por ti, Portinari”. A Cia Druw oferece uma imersão em seu processo criativo, conectando-o às histórias dos participantes. No final, todos partilham suas experiências em uma abertura de processo.

Anúncios

A atividade é dividida em cinco eixos. No eixo Inspirações, os participantes conhecem Cândido Portinari e suas obras, refletindo sobre paz, sonhos para o futuro e lembranças pessoais. No eixo A Guerra, baseado nos quatro cavaleiros do apocalipse de “Guerra e Paz” (fome, guerra, peste/doença e morte), os participantes refletem sobre seus medos e como enfrentá-los.

No eixo Os Retirantes, os participantes refletem sobre deslocamentos e a busca por melhores condições de vida, estimulando as crianças a pensarem sobre seus sonhos. Em As Brincadeiras, os participantes transformam brincadeiras em jogos coreográficos. No eixo A Paz, retomam as questões iniciais sobre paz e sonhos, combinando os experimentos anteriores para estimular a criatividade dos participantes.

Anúncios

SINOPSE

Naquela pequena cidade onde as noites ainda são iluminadas pela natureza, as crianças brincam e se deitam sob os fios luminosos do céu estrelado. Lá, elas falam dos seus sonhos e medos, fazem perguntas e esperam respostas no silêncio da noite. A Cia Druw traz à tona nossa necessidade interior de voltar à essência da infância, da criança que já fomos um dia e toma pela mão a obra de Candido Portinari como guia, por ele e através dele. Por ti Portinari parte da grande obra “Guerra e Paz”, traçando um caminho afetivo sobre esse retorno a infância, que passará por títulos como “Os retirantes” e “Os espantalhos” até chegar a seus “Meninos no Balanço”, “Meninos Soltando Pipas” e “Palhacinhos na Gangorra”.

Sobre a Cia Druw – A Cia Druw, fundada em 1996 pela bailarina e coreógrafa Miriam Druwe, é uma companhia de dança contemporânea focada na criação, difusão e formação cultural. Com uma abordagem única e humorada, a companhia explora temas variados do cotidiano e da natureza humana

Anúncios

Ao longo de 28 anos, a Cia Druw tem se destacado nacionalmente, atingindo diversos públicos com seu repertório diversificado e oferecendo oficinas para bailarinos, atores, crianças e educadores. Esses workshops visam capacitar profissionais para desenvolver uma abordagem mais consciente, criativa e construtiva da dança, integrando outras linguagens como artes plásticas, teatro, música e

Reconhecida pela crítica e presente em diversos eventos e festivais de dança no país, a Cia Druw se dedica à formação de público para a dança contemporânea, apresentando espetáculos com temas atuais e de interesse geral.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Uma resposta a “Espetáculo infantil Por Ti, Portinari, da Cia Druw, se apresenta no Maranhão”

  1. Avatar de chiefe4eee3fe58
    chiefe4eee3fe58

    QUANDO PLANTAMOS SEMENTES DE AMOR EM NOSSAS CRIANÇAS ESTAMOS SIM AS PREPARANDO, AS MESMAS, PARA FAZEREM PARTE VIVENCIAL DE UM BRASIL MELHOR, DE UM BRASIL POSSÍVEL !!!

    Curtir

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios