A Mostra Cine Carimã, com o tema “Territórios Culturais: A Memória do Corpo e do Lugar”, está com inscrições abertas de 27/07 a 11/08. Serão selecionadas 9 obras em 3 categorias distintas: 3 curtas-metragens de diretores ou diretoras de qualquer estado do Brasil; 3 curtas-metragem de diretoras ou diretores maranhenses e 3 filmes de bolso produzidos por jovens do município de Raposa/MA.
O festival de cinema será exibido no dia 31 de agosto, com premiação presencial no Casa d’Arte Centro de Cultura, em Raposa. O resultado dos selecionados será divulgado nas redes sociais do Instituto Maranhão Sustentável no dia 21 de agosto.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Os 9 selecionados receberão certificado e prêmio de exibição de R$ 500 para curtas-metragens e R$ 250 para filmes de bolso. Para mais informações sobre as inscrições, acesse: https://www.maranhaosustentavel.org.br/iimostracinecarima. As inscrições são gratuitas.
A Mostra possui idealização de Claudia Marreiros, cineasta maranhense, com curadoria da mesma e Lygia Peçanha, e é realizada pelo Instituto Maranhão Sustentável com recursos da Lei Paulo Gustavo, através Prefeitura de Raposa.
Sobre o tema
Com o tema “Territórios Culturais: A Memória do Corpo e do Lugar”, a mostra tem como objetivo reconhecer e celebrar as produções audiovisuais que abordam a cultura afroindígena maranhense, os povos originários e o cinema de periferia. A mostra destaca os diversos processos de realização, tipos de cinema, memórias, práticas cotidianas, desafios e aprendizados dessas comunidades.
Neste contexto, a noção de “território” vai além do espaço geográfico, englobando os lugares de vivência e resistência das comunidades. O “corpo” é visto como um veículo de identidade e expressão cultural, carregando histórias e tradições. A “memória” atua como um elo entre o passado e o presente, preservando saberes ancestrais e experiências que moldam a identidade coletiva.
O propósito é reforçar a importância da memória cultural como uma perspectiva para o futuro, além de enfrentar o desafio de sua preservação, promovendo um espaço onde essas narrativas possam ser compartilhadas e valorizadas.
Pré-estreia dos filmes da casa
Durante o primeiro semestre de 2024, o Instituto Maranhão Sustentável e o Centro de Cultura Casa d’Arte realizaram três produções audiovisuais no município, aprovadas pela Lei Paulo Gustavo, através Prefeitura de Raposa, em parceria com produtores locais: Sol, Floras da Raposa e Raposa Originária.
A pré-estreia dos filmes será durante a 2ª Mostra Cine Carimã, com a presença da equipe e dos participantes das produções. Saiba mais aqui: https://www.maranhaosustentavel.org.br/post/projetos-audiovisuais-sao-produzidos-em-raposa
Sobre o Instituto Maranhão Sustentável
O Instituto Maranhão Sustentável é uma associação de direito privado que tem como missão promover e apoiar o envolvimento, pautado nos valores socioambientais, gerando emancipação social e valorização do patrimônio cultural e socioambiental.
São pessoas, com múltiplos saberes e especialidades, atuando para contribuir com a construção de sociedades mais justas, econômica, social e ambientalmente. Para isso, desenvolvem produtos e serviços em bases sustentáveis, ativando e articulando oportunidades de cooperação, comunicação e inovação sociocriativa para e com coletivos, comunidades, iniciativa privada e poder público.
Desde 2011, busca ser referência maranhense de ativismo nos campos socioambiental e cultural, promovendo valores como solidariedade, credibilidade e responsabilidade para a inclusão e justiça socioambiental.
Atua juntamente ao Casa d’Arte Centro de Cultura, com quem compõe Ponto de Cultura; e, mais recentemente, Ponto de Memória, pelo conjunto de iniciativas em prol da cultura e das memórias dos territórios onde atuam em simbiose.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário