Um levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (29), revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os outros candidatos em um eventual pleito presidencial realizado hoje. O estudo indica que Lula lidera em todos os cenários simulados de primeiro turno, superando adversários como Jair Bolsonaro (PL) – atualmente inelegível –, Tarcísio de Freitas e outros. No segundo turno, Lula também se mantém à frente de todos os possíveis oponentes.
De acordo com a pesquisa, em uma hipotética disputa contra Jair Bolsonaro, Lula teria uma vantagem de 2,2 pontos percentuais, com 44,1% dos votos, enquanto Bolsonaro teria 41,9%, configurando um empate técnico devido à margem de erro. No entanto, dado que Bolsonaro está inelegível, a adversária mais forte para o atual presidente seria a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em um confronto direto, Michelle obteria 39,1% dos votos, enquanto Lula alcançaria 44,3%, uma diferença de 5,2 pontos percentuais. Com o apoio explícito de Jair Bolsonaro, a candidatura de Michelle subiria para 40,2%, enquanto Lula teria 43,8%.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Em um cenário com Tarcísio de Freitas, considerado o candidato preferido pelo mercado financeiro e pela grande mídia brasileira, Lula apresentaria uma vantagem mais consolidada. O presidente teria 44,4% dos votos, contra 36,2% de Tarcísio. Com o apoio de Bolsonaro, Tarcísio subiria para 38,5%, mas Lula ainda manteria a liderança com 44,2%.
O Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 2.026 eleitores entre os dias 18 e 22 de julho. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Essa pesquisa reforça a posição de Lula como favorito em qualquer cenário eleitoral atual, destacando sua força política e o desafio que seus adversários enfrentam para desbancá-lo. O cenário político continua dinâmico, e os próximos meses serão cruciais para definir os rumos da disputa presidencial.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário