Comunidade de Pedrinhas protesta contra falta de água e acusações de furto

De acordo com os moradores, a interrupção no fornecimento de água é decorrente do rompimento de uma tubulação localizada na BR-135.

Os moradores da comunidade Pedrinhas, em São Luís, interditaram, na tarde desta quinta-feira, um trecho da BR-135 em protesto contra a falta d’água que tem prejudicado a região há dois dias.

Anúncios

Manifestantes bloquearam a rodovia com pneus e pedaços de madeira em chamas, buscando chamar a atenção da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) para o problema. De acordo com os moradores, a interrupção no fornecimento de água é decorrente do rompimento de uma tubulação localizada na BR-135.

Na quarta-feira (24), o rompimento da tubulação causou um grande volume de água jorrando, visível a longa distância. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram a situação, com algumas pessoas alegando que o incidente envolvia a adutora do Sistema Italuís, responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de São Luís.

Anúncios

No entanto, em nota, a Caema negou qualquer rompimento na adutora, atribuindo o problema a uma ação irregular de sangria, ou seja, furto de água. Essa alegação revoltou os moradores, que se sentiram injustamente acusados. “Estamos reivindicando a água que não temos há dois dias e a Caema ainda está chamando os moradores de ladrões”, declarou uma manifestante presente no protesto.

Na nota de quarta-feira, a Caema afirmou que uma equipe técnica estava no local para resolver o problema do vazamento e garantir a normalização do abastecimento. Contudo, segundo os moradores, até a tarde de quinta-feira, a situação permanecia sem solução.

Anúncios

Em nova comunicação, a Caema informou que o problema foi causado por desconhecidos que invadiram uma área restrita da empresa na BR-135, próximo ao km 116, danificando uma peça do sistema de abastecimento, o que afetou o fornecimento de água na comunidade de Pedrinhas. A companhia garantiu que a peça danificada foi fabricada com urgência e será instalada nesta sexta-feira (26) para evitar maiores impactos no abastecimento. A Caema também anunciou que acionou as Polícias Militar e Rodoviária (PRF) para acompanhar a situação e garantir a segurança no local.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios