Levantamento revela que Eduardo Braide cumpriu 44,77% das promessas feitas em 2020; saúde e infraestrutura foram as áreas mais beneficiadas.
A seis meses do término de seu mandato, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), alcançou a marca de 44,77% das promessas cumpridas, de acordo com levantamento realizado pelo g1. Durante a campanha eleitoral de 2020, Braide apresentou um programa de governo com compromissos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de promessas feitas em entrevistas e debates.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
O monitoramento do g1 Maranhão identificou que, das 67 promessas feitas por Braide, 30 foram integralmente cumpridas até agora, sendo a maioria na área da saúde e infraestrutura. Outras nove promessas foram cumpridas parcialmente, representando 13,43%, enquanto 28 compromissos, ou 41,79%, ainda não foram realizados.
Em uma avaliação anterior, feita em 2022, Braide havia cumprido apenas 20,89% de suas promessas, mostrando um avanço significativo nos últimos dois anos e meio.
O projeto Promessas do g1 é um acompanhamento contínuo das gestões dos prefeitos, com uma avaliação final prevista para o término dos mandatos. Este monitoramento é realizado periodicamente desde 2015, seguindo uma metodologia própria que visa separar e avaliar todas as promessas que podem ser claramente cobradas e medidas ao longo do mandato.
O levantamento do g1 também abrange as 26 capitais brasileiras, onde foi constatado que os prefeitos cumpriram, em média, 39% das promessas de campanha após três anos e meio de mandato. Foram analisadas 1.090 promessas feitas pelos candidatos das capitais durante a campanha eleitoral de 2020. Os dados mostram que 23,2% das promessas foram cumpridas parcialmente e 37,6% ainda não foram realizadas.
Em números absolutos, a distribuição das promessas das capitais é a seguinte:
- Total de promessas: 1.090
- Cumpridas: 426
- Cumpridas em parte: 253
- Não cumpridas ainda: 410
- Não avaliadas: 1
- Excluídas: 1
As promessas relacionadas a turismo e esporte lideram o ranking de compromissos não cumpridos, com 3,1% e 3,2% das promessas, respectivamente. Por outro lado, as áreas de economia, administração pública e transparência são as que apresentam maior percentual de promessas cumpridas, com 7,9%, 4,1% e 0,9%, respectivamente.
O g1 acompanha o cumprimento das promessas de campanha durante os quatro anos de mandato dos políticos. As promessas são classificadas em três categorias:
- Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado ou não está em funcionamento.
- Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências.
- Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências.
O status de cada promessa é dado com base em critérios claros e objetivos, considerando a realização integral dos compromissos assumidos. Promessas feitas durante a campanha e entre a eleição e a posse são levadas em conta, desde que não representem uma redução do que foi inicialmente prometido.
Com informações do G1
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário