As oficinas são espaços de troca intermediadas por artistas convidados para desenvolver habilidades, exercitar a criatividade e aprimorar talentos
Na próxima semana (14 a 20), o Festival Dança em Trânsito chega ao Maranhão trazendo a 22ª edição deste que é um dos maiores e mais abrangentes festivais internacionais de dança contemporânea do país.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Em São Luís, além da programação artística, com apresentações de performances e espetáculos de dança contemporânea, será realizada a oficina Respiração Consciente Constante, no sábado (20), às 15h, no Teatro Arthur Azevedo. A atividade será ministrada pelo dançarino e coreógrafo, Vitor Hamamoto, artista natural de Brasília. Sua abordagem atual prioriza a improvisação como linguagem, com foco na respiração como força motora.
De acordo com o coreógrafo, a “Respiração Consciente Constante” é uma técnica informal que permite conectar os aspectos físicos, mentais e emocionais por meio da respiração consciente.
“Ao contrário das abordagens convencionais de respiração, que muitas vezes estão ligadas à meditação estática ou a movimentos precisos, essa prática visa alcançar estados meditativos durante movimentos fluidos.Nela, não estamos procurando controlar ou enfatizar nossa respiração, mas sim reconhecê-la como uma ponte que une os diferentes aspectos de nossa existência.”, explicou Vitor Hamamoto.
Ele afirma que a respiração tem o papel de preencher canais internos, fortalecendo as conexões entre o mental, o emocional e o físico. Essa interação não segue uma ordem rígida, permitindo que o emocional influencie o mental, que por sua vez pode ser influenciado pelo inconsciente e, por fim, se manifestar no físico.
A oficina terá como principal objetivo possibilitar a prática da respiração consciente para criar uma sensação de presença interior, para sintonizar essa presença em ações e interações cotidianas.
As inscrições já estão abertas no link https://tr.ee/zkq1cNntJX.
Programação do Festival
No Maranhão, o Dança em Trânsito será realizado em cinco cidades no período de 14 a 20 de julho. Começando por Imperatriz, Açailândia, Pindaré-Mirim, Itapecuru-Mirim e encerrando a programação na capital São Luís, com apresentações de espetáculos de dança contemporânea.
Em São Luís, o festival acontece nos dias 19 e 20 de julho, com apresentações na Praça Nauro Machado e no Centro Cultural Vale Maranhão, na Praia Grande, centro histórico da capital. Serão sete espetáculos com companhias nacionais e internacionais, entre elas Žigan Krajnčan da Eslovênia; Afrobunker, Grupo Tápias, Kley Hudson e Márcio Jahu, do Rio de Janeiro; e Vitor Hamamoto de Brasília.
A programação completa está disponível no site https://www.dancaemtransito.com.br/maranhao.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário