Nesta terça-feira, 28, a ONU divulgou os dados do Índice de Desenvolvimento Humano por Município (IDHM) do Brasil, revelando que o Maranhão continua a enfrentar sérios desafios de desenvolvimento. O estado registrou o menor IDH do país, com um índice de 0,676, em uma escala que vai até 1.
Com o índice mais baixo do país, o Maranhão ocupa a última posição no ranking nacional de desenvolvimento humano. O estado se encontra na faixa de desenvolvimento humano baixo, segundo a escala definida pela ONU, que considera fatores como longevidade, educação e renda para calcular o índice.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
O Maranhão fica atrás de outros estados do Norte e Nordeste que também registraram baixos índices de desenvolvimento. Alagoas (0,684), Amapá (0,688), Piauí e Pará (0,690 cada) estão entre os estados que, junto com o Maranhão, apresentam os menores índices de desenvolvimento humano no Brasil.
O relatório da ONU, intitulado “25 anos: Desenvolvimento Humano no Brasil”, destacou que os indicadores de longevidade, educação e renda tiveram queda no Brasil após a pandemia. O Maranhão, já em uma situação vulnerável, foi particularmente afetado, com os impactos da pandemia agravando ainda mais as condições de vida da população.
A estagnação no desenvolvimento humano no Maranhão reflete a necessidade urgente de políticas públicas eficazes e investimentos em áreas cruciais como saúde, educação e infraestrutura. O estado enfrenta desafios históricos e estruturais que exigem atenção contínua e esforços coordenados para promover um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário