Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) iniciaram nesta segunda-feira (27) uma paralisação de advertência. A manifestação, que envolve trabalhadores de todo o estado, está sendo realizada em frente à sede do Departamento em São Luís. A decisão foi tomada durante uma assembleia geral extraordinária realizada na quinta-feira, 24 de maio, pelo Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdetran/MA).
Motivos da Paralisação
A paralisação abrange o Detran-Sede, Ciretrans, Postos Avançados e Vivas, e tem como objetivo chamar a atenção para uma série de reivindicações que, segundo o sindicato, não foram atendidas pelo governo, apesar de quase dois anos de negociações. Francion Ferreira, assistente de trânsito no Detran-MA, destacou as principais reivindicações dos trabalhadores:
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
- Condições de Trabalho Precárias: Relatos de falta de água potável para consumo humano, banheiros interditados e problemas com aparelhos de ar condicionado.
- Salário Congelado: Servidores estão com o salário congelado em R$ 1.400,00 há dez anos, o que, segundo eles, os coloca em uma situação de mendicância.
- Não Cumprimento da GAT: Extensão e equiparação da Gratificação por Atividade de Trânsito (GAT) não foram atendidas.
- Progressões de Carreira: Não pagamento das progressões de carreira dos servidores.
- Terceirizações Controversas: Reclamações sobre a terceirização da vistoria veicular, considerada ilegal, e contratos polêmicos com a Fundação Sousândrade e o escritório de advocacia Brissac & Fonteles.
- Sistema Digital e Vistoria Obrigatória: Críticas ao novo sistema digital de primeiro emplacamento e à vistoria obrigatória para veículos novos.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário