Dados do módulo sobre Covid-19 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada em convênio com o Ministério da Saúde e divulgada nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o Maranhão apresenta a menor cobertura vacinal contra a Covid-19 do Nordeste e o sexto pior resultado entre as 27 unidades da federação.
De acordo com a pesquisa, apenas 88,3% da população maranhense com 5 anos ou mais completou o esquema vacinal primário contra a Covid-19. Esse índice é significativamente menor que a média nacional, que atingiu 93,9%. No comparativo nacional, o Maranhão só apresenta uma cobertura vacinal superior à de Pará, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Roraima.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Comparação Nacional
No primeiro trimestre de 2023, 88,2% da população brasileira de 5 anos ou mais havia recebido pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19, completando assim o esquema primário de vacinação. Entre os adultos com 18 anos ou mais, a cobertura vacinal chegou a 92,3%, enquanto para a faixa etária de 5 a 17 anos o percentual foi de 71,2%.
Motivos para Baixa Cobertura Vacinal
A pesquisa também investigou as razões pelas quais parte da população não completou o esquema vacinal. Os principais motivos citados foram “esquecimento ou falta de tempo” (29,2%) e “não achar necessário, tomou as doses que gostaria e/ou não confiar na vacina” (25,5%). Juntos, esses fatores representam 54,7% das justificativas apresentadas.
Detalhes da Pesquisa
O IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, incluiu um módulo suplementar sobre Covid-19 na PNAD Contínua do primeiro trimestre de 2023. O questionário foi aplicado a todos os moradores com 5 anos ou mais do domicílio, abordando aspectos como vacinação, ocorrência da infecção e persistência dos sintomas. Os indicadores são apresentados por grupos etários e sexo, abrangendo o conjunto do país, grandes regiões e, em alguns casos, desagregações por áreas urbanas e rurais, além de unidades da federação.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário