O Maranhão figura entre os cinco estados brasileiros que apresentaram um aumento no número de mortes violentas em 2023, em comparação com o ano anterior. Segundo dados do índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, o estado registrou um aumento de 1,8% nos casos de homicídios dolosos, incluindo feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
Enquanto o Brasil como um todo registrou uma queda de 4% no número de mortes violentas em 2023, o Maranhão vai na contramão dessa tendência. No último ano, o país contabilizou 39.492 assassinatos, o que representa uma média de 180 vítimas por dia.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Em 2023, o Maranhão registrou um total de 1.837 mortes violentas, entre homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Em comparação com 2022, quando o estado registrou 1.805 casos, houve um aumento de 32 mortes. Isso equivale a uma média de cinco assassinatos por dia no estado.
Além disso, o Maranhão também apresentou uma média de mortes violentas por 100 mil habitantes superior à média nacional. Enquanto o estado registrou uma média de 27,1 casos, em todo o país esse número foi de 19,4 casos.
Outros quatro estados também apresentaram crescimento no número de mortes violentas em 2023: Amapá (+49,5%), Rio de Janeiro (+7,4%), Pernambuco (+5,5%) e Minas Gerais (+3,7%).
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que houve uma redução nas ocorrências de latrocínio, com 95 casos em 2022 e 57 casos em 2023. No entanto, a SSP não se pronunciou sobre o aumento geral de mortes no estado.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário