Centro Histórico de São Luís enfrenta perda significativa com possível conversão de museu em hotel
A cidade de São Luís está prestes a enfrentar uma perda significativa em seu patrimônio cultural com a possível conversão da Casa do Maranhão em um hotel. O grupo Vila Galé aguarda a liberação do Governo para transformar o local, que abriga um museu sobre lendas, azulejos, embarcações, danças, gastronomia e festas religiosas, em um hotel.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
O prédio, construído em 1873 para abrigar a Alfândega de São Luís, é considerado um marco histórico e cultural da cidade. A instalação de 40 apartamentos no local, que hoje abriga a Casa do Maranhão, representaria não apenas a perda de um espaço dedicado à preservação da história e da cultura maranhense, mas também o descaracterização de uma região do Centro Histórico que “pede” socorro.
A Casa do Maranhão é um museu importante para a cidade, inaugurado em 2002, que também abriga uma unidade da Cresol. A possível transformação do espaço em um hotel de luxo representa uma mudança drástica no cenário cultural e histórico de São Luís, que conta atualmente com três grandes redes hoteleiras presentes na região.
A conversão da Casa do Maranhão em um hotel representa uma perda irreparável para São Luís, que verá um de seus museus mais importantes ser transformado em uma instalação comercial. A cidade, que já possui um rico patrimônio histórico e cultural, enfrenta agora o desafio de preservar sua identidade em meio ao desenvolvimento urbano.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário