Nesta manhã (28), a Polícia Federal no Maranhão, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, deflagrou a Operação ABSCONDITUS na cidade de São Luís. A ação teve como alvo um investigado envolvido na produção, armazenamento e compartilhamento de imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil.
A operação cumpriu um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, ambos expedidos em relação ao suspeito. As medidas cautelares foram deferidas judicialmente para coletar elementos de prova da autoria e materialidade dos crimes.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
O investigado é suspeito de praticar os crimes de produção, compartilhamento e armazenamento de cenas de sexo explícito ou pornográficas envolvendo criança/adolescente. Esses delitos são tipificados nos artigos 240, 241-A e 241-B da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e somadas podem resultar em até 18 anos de reclusão.
A operação recebeu o nome de ABSCONDITUS, termo em latim que significa “escondido”, em referência à atuação sorrateira e oculta dos indivíduos envolvidos em crimes dessa natureza, que agem à margem da sociedade.
Além disso, a investigação identificou uma vítima cujas imagens e vídeos foram produzidos pelo investigado quando ela tinha 17 anos de idade.
Durante a ação, foi apreendido o aparelho celular do investigado, que será submetido a exame pericial.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário