Prefeito de Bela Vista do Maranhão é alvo central da Operação Involuto do Gaeco

A ação, autorizada pelo procurador-geral de justiça, resultou na execução de 19 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 5.085.097,50 nas contas dos envolvidos.

Nesta manhã de quinta-feira (01º), o Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), desencadeou a Operação Involuto em diversos municípios, com foco central nas ações do prefeito de Bela Vista do Maranhão, José Augusto Sousa Veloso Filho.

Anúncios

A operação visa desmantelar uma organização criminosa suspeita de diversos crimes, incluindo lavagem de capitais, fraude a licitação, peculato e corrupção. O chefe do executivo municipal, José Augusto Sousa Veloso Filho, é o principal alvo das investigações, juntamente com a secretária municipal de Finanças, Almerinda Alves de Sousa, além de ex-servidores públicos, empresários e a empresa Alpha Locações e Serviços LTDA, contratada pelo município.

A ação, autorizada pelo procurador-geral de justiça, resultou na execução de 19 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 5.085.097,50 nas contas dos envolvidos. O Gaeco atua de maneira incisiva para esclarecer as suspeitas de práticas criminosas relacionadas à gestão pública municipal, especialmente em relação ao prefeito de Bela Vista do Maranhão.

Anúncios

O prefeito José Augusto Sousa Veloso Filho é apontado como peça-chave nas investigações, sendo acusado de envolvimento em desvios de recursos, fraudes em licitações e possível corrupção. O Ministério Público conta com o apoio operacional da Polícia Rodoviária Federal, mobilizando cerca de 60 agentes em 19 equipes para garantir o êxito da operação.

Promotores de justiça do Gaeco, Polícia Civil e Promotores de Justiça de várias comarcas do Maranhão integram a força-tarefa. O suporte da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei-MPMA) e do Grupo de Atuação de Inteligência e Segurança (GSI), em conjunto com o Gaeco do Ministério Público do Pará, reforça a complexidade das investigações.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios