Dezembro inicia com lançamento da “Rota dos Quilombos”, projeto do turismo de base comunitária em quilombos do MA

Já pensou passar um dia num quilombo, ouvindo as histórias dos antepassados, saboreando a gastronomia típica, presenciando e aprendendo sobre as manifestações culturais, conhecendo uma roça e o modo de fazer a farinha, participando de uma roda de tambor de crioula?

Já pensou passar um dia num quilombo, ouvindo as histórias dos antepassados, saboreando a gastronomia típica, presenciando e aprendendo sobre as manifestações culturais, conhecendo uma roça e o modo de fazer a farinha, participando de uma roda de tambor de crioula? São estes os atrativos que movem a “Rota dos Quilombos”, o mais novo roteiro do Maranhão baseado no turismo de base comunitária (TBC), que será lançado no dia 1º de dezembro, a partir das 16h, no Auditório do Edifício João Goulart na Praça Pedro II, no coração do Centro de São Luís.

Anúncios

“A Rota dos Quilombos” abre o mês de dezembro e apresenta um leque de possiblidades para as tão aguardadas férias e recessos. Isso sem contar que ainda traz a energia do novembro negro, quando uma parcela considerável da população brasileira busca evidenciar lutas e resistências do povo negro contra o racismo, preconceito, discriminação racial e desigualdades sociais. É sempre bom lembra que o Maranhão apresenta a segunda maior população quilombola do Brasil, segundo dados do Censo do IBGE divulgados em julho deste ano.

O lançamento ocorre simultaneamente em São Luís e nos quilombos Vila Fé em Deus e Cariongo (Santa Rita); Outeiro dos Nogueiras, Canta Galo e Pedrinhas (Itapecuru Mirim), uma vez que, a partir do dia 1º, estas comunidades quilombolas estarão de portas abertas para receber grupos de turistas e visitantes que queiram conhecer seus museus, trilhas, restaurantes, cafés e demais atrativos.

Anúncios

O início – A “Rota dos Quilombos”, começou a ser desenhada ainda em 2019, a partir de uma oficina de formação para agentes de cultura quilombola, com base no conhecimento sobre o patrimônio material e imaterial para a produção do Inventário Cultural Quilombola. O referido inventário foi resultado de uma pesquisa desenvolvida em nove quilombos, como parte do Programa de Fortalecimento e Socialização da Cultura Quilombola, inserido nas Ações Continuadas do PBA (Plano Básico Ambiental) Componente Quilombola. É válido ressaltar que o PBA Componente Quilombola, é uma medida compensatória executada pela empresa Vale e implementada pelo Instituto de Políticas Sustentáveis do Maranhão (INSPOSUMA).

Desde então, o tema vem ganhando corpo e engajamento nas e das comunidades quilombolas, tendo, ao longo deste tempo, sido ofertadas diversas atividades voltadas para o turismo de base comunitária, como: oficinas de gestão, diagnóstico do potencial do TBC para realizar o levantamento de saberes e fazeres que não foram mencionados durante a produção do Inventário Cultural; formação de comitês de operacionalização; lançamentos de editais culturais; e a construção e/ou reforma de equipamentos turísticos. É importante ressaltar que a partir de uma metodologia coparticipativa, o conceito de TBC apresentado nos quilombos vem ganhando força e volume. Tanto que em agosto último, houve uma prévia de lançamento, com visita nos quilombos Cariongo e Canta Galo, tendo sido uma experiência inesquecível tanto para quem visitou, quanto para quem recebeu, numa autêntica vivência de turismo de base comunitária.

Anúncios

Programação de lançamento da “Rota dos Quilombos:
16h – Chegada dos convidados
16h – Recepção aos convidados (caixeiras do Divino Espírito Santo das comunidades);
16h – Mesa de abertura – Experiências vividas nos quilombos, vivendo e aprendendo – Fala – Representante das comunidades quilombolas; Representante da Vale e INSPOSUMA.
17h – Fala– Vivendo e aprendendo no quilombo, uma vivência turística em quilombos do Maranhão – professora doutora Mônica de Nazaré Araújo / Turismo como atividade da Economia Criativa – (20 minutos no total).
17h20 – Apresentação da Rota Quilombola (vídeo – 10 min)
17h40- Fala livre da plenária (perguntas e dúvidas sobre a consolidação da rota do Turismo de Base Comunitária).
18h– coquetel e Apresentação cultural – caixeiras do Divino Espírito Santo das comunidades e grupo Flor de Maracujá.
19h – Encerramento

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios