Lula faz apelo à ONU e à comunidade internacional para encerrar grave violação dos direitos humanos no Oriente Médio

O apelo, divulgado nesta segunda-feira, destaca a situação alarmante de crianças envolvidas no conflito e insta a um cessar-fogo humanitário urgente.

Em uma carta aberta ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um emocionado apelo à comunidade internacional, pedindo ações imediatas para pôr fim à mais grave violação dos direitos humanos no conflito no Oriente Médio. O apelo, divulgado nesta segunda-feira, destaca a situação alarmante de crianças envolvidas no conflito e insta a um cessar-fogo humanitário urgente.

Anúncios

“Quero fazer um apelo ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e à comunidade internacional para que, juntos e com urgência, lancemos mão de todos os recursos para pôr fim à mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio”, expressou o presidente Lula em sua mensagem.

O líder brasileiro condenou a prática de sequestro de crianças israelenses pelo grupo Hamas, destacando que “crianças jamais poderiam ser feitas de reféns, não importa em que lugar do mundo.” Lula pediu que o Hamas liberte imediatamente as crianças e as reúna com suas famílias.

Anúncios

Além disso, Lula instou Israel a cessar os bombardeios, permitindo que as crianças palestinas e suas mães possam deixar a Faixa de Gaza, atravessando a fronteira com o Egito. “É preciso que haja um mínimo de humanidade na insanidade da guerra”, enfatizou o presidente.

O apelo também incluiu uma chamada urgente para uma intervenção humanitária internacional e um cessar-fogo imediato, visando a proteção das crianças israelenses e palestinas que estão sofrendo no conflito.

O Brasil, atualmente na presidência provisória do Conselho de Segurança da ONU, comprometeu-se a se juntar aos esforços para encerrar o conflito de maneira imediata e definitiva. Além disso, o presidente Lula reafirmou o compromisso do Brasil em trabalhar pela promoção da paz e em defesa dos direitos humanos no mundo.

Anúncios

A carta de Lula representa um chamado contundente à ação da comunidade internacional e à busca de uma solução pacífica para um dos conflitos mais persistentes e trágicos do mundo. Enquanto a situação no Oriente Médio continua a evoluir, o mundo agora aguarda a resposta da ONU e de outros atores internacionais diante desse apelo em prol da paz e dos direitos humanos.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios