Equipe do CTA resgata 05 pessoas após naufrágio em São José de Ribamar

O grupo, formado por uma mulher, seu filho e três amigos, havia saído para uma tarde de pescaria quando a embarcação em que estavam colidiu com um obstáculo, resultando em um naufrágio.

No início da tarde deste domingo (27), um grupo de cinco pessoas foi resgatado com sucesso pelo Centro Tático Aéreo (CTA) após o barco em que estavam naufragar nas águas do litoral de São José de Ribamar, na região da Grande Ilha. A equipe de resgate, composta pela aeronave Águia 06 e com o apoio do Corpo de Bombeiros, localizou e trouxe em segurança os náufragos que se encontravam em uma situação de risco.

Anúncios

O grupo, formado por uma mulher, seu filho e três amigos, havia saído para uma tarde de pescaria quando a embarcação em que estavam colidiu com um obstáculo, resultando em um naufrágio. A embarcação não resistiu ao impacto e virou, deixando os passageiros à deriva no mar aberto, a mais de 15 km da costa.

O resgate heroico foi executado pela equipe Charlie do Centro Tático Aéreo, composta pelo piloto delegado Raphael Souza e o capitão Leonardo Mendonça, juntamente com o primeiro tenente Paulo Victor Silva, o terceiro sargento Davi Guilherme Costa Mota e o terceiro sargento Evandro Jorge Sousa. A equipe recebeu o chamado de socorro por volta do meio dia, através do Centro Integrado de Informações de Segurança (Ciops), e rapidamente se mobilizou para a ação de resgate.

Anúncios

Conforme relatou o piloto Raphael Souza, o grupo de sobreviventes improvisou uma balsa utilizando pedaços de madeira e isopor dos destroços da embarcação naufragada. Em seguida, eles se mantiveram próximos a uma caixa d’água utilizada para guardar iscas, aguardando o resgate.

O comandante da operação, delegado Rafael, destacou o papel crucial da colaboração da vítima em contato direto com a equipe de resgate. Essa colaboração permitiu a localização precisa do ponto onde o grupo estava à deriva no mar, dentro da caixa d’água, sendo levados pela corrente marítima.

Anúncios

O resgate em si foi uma operação coordenada, na qual um resgatista do Corpo de Bombeiros foi lançado ao mar com o auxílio de um puçá (rede), conseguindo retirar as vítimas da água e levá-las em segurança até a praia. No local, equipes do Corpo de Bombeiros prestaram o atendimento inicial necessário.

Andréia Fernanda Correia Tenório, a única mulher no grupo de resgatados, compartilhou um relato emocionado após o resgate. Ela revelou que não sabia nadar e expressou profunda gratidão à equipe do CTA pelo trabalho de resgate. “Já estávamos muito distantes da praia quando fomos encontrados pela equipe do CTA. Se não fosse o trabalho deles, não estaríamos aqui. Graças a eles vou poder ver os meus netos crescerem”, agradeceu Andréia.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios