Reajustes salariais em julho ficaram acima da inflação, mostra Fipe

Isso se traduz em um ganho real de 2% para os trabalhadores, representando um incremento substancial em seus salários.

Uma pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quinta-feira (24) revelou que a esmagadora maioria dos reajustes salariais fechados em acordos e convenções coletivas de trabalho no mês de julho ultrapassaram a inflação, conforme medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Os resultados da pesquisa destacam um cenário promissor para os trabalhadores brasileiros.

Anúncios

De acordo com a pesquisa, impressionantes 92,6% dos reajustes salariais estabelecidos em acordos coletivos durante o mês de julho se situaram acima da taxa de inflação medida pelo INPC. O reajuste salarial mediano para o sétimo mês do ano foi registrado em 5%, enquanto a inflação acumulada nos 12 meses anteriores alcançou 3%. Isso se traduz em um ganho real de 2% para os trabalhadores, representando um incremento substancial em seus salários.

O dado revela um padrão consistente de crescimento nos ganhos salariais, visto que julho marcou o oitavo mês consecutivo com reajustes medianos de salário superiores à inflação. Além disso, o ganho real observado em julho se estabeleceu como o mais alto desde dezembro de 2022, apontando para um cenário economicamente favorável para os trabalhadores.

Anúncios

Comparando os resultados deste ano com os dados do mesmo período do ano anterior, a pesquisa destaca uma melhoria significativa. Até o mês de julho de 2023, 78,4% dos reajustes salariais registraram valores superiores ao INPC. No mesmo intervalo de tempo em 2022, esse número foi substancialmente menor, atingindo apenas 20,5%. Esse aumento notável reflete a melhoria das condições econômicas e o fortalecimento das negociações coletivas em prol dos trabalhadores.

A prévia do mês de agosto, conforme apontada pela Fipe, continua indicando um panorama positivo para os trabalhadores. A pesquisa mostra que 75% dos reajustes salariais acordados até o momento no mês de agosto permanecem acima do INPC, com um reajuste mediano de 5%, enquanto o INPC situa-se em 3,5%.

Anúncios

A pesquisa da Fipe se baseia em informações fornecidas pelo Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que compila os resultados das negociações coletivas. Os dados apresentados reforçam a tendência de ganhos reais nos salários dos trabalhadores, o que pode ter um impacto positivo não apenas em suas condições financeiras, mas também na economia em geral.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios