MPMA investiga falta de insumos essenciais no Hemomar, comprometendo tratamento de pacientes com doenças hematológicas

Foi constatado a falta de reagentes essenciais para a dosagem de ferritina e hemoglobina glicada, componentes vitais para a realização de exames de sangue fundamentais no monitoramento do estado de saúde dos pacientes.

Nesta terça-feira (22), o Ministério Público do Maranhão (MPMA) realizou uma inspeção crítica no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em São Luís, após receber denúncias alarmantes de pacientes vindos de cidades do interior. Eles alegaram que se deslocaram até a capital em busca de tratamento para hemofilia e anemia falciforme, mas retornaram para suas casas sem terem recebido atendimento adequado.

Anúncios

A Dra. Glória Mafra, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, liderou a investigação e encontrou evidências preocupantes. Entre elas, a constatação da falta de reagentes essenciais para a dosagem de ferritina e hemoglobina glicada, componentes vitais para a realização de exames de sangue fundamentais no monitoramento do estado de saúde dos pacientes. A carência desses insumos foi confirmada a partir de uma lista fornecida pela diretora-geral do Hemomar, Clícia Galvão, em resposta a uma requisição do MPMA durante a inspeção.

Diante dessa situação crítica, o Ministério Público do Maranhão tomou medidas imediatas. Emitiu uma Recomendação Notificatória dirigida ao secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e ao presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe. A recomendação expressa a urgência da regularização do estoque de insumos no Hemomar, visando garantir o adequado atendimento aos pacientes que dependem desses exames para um tratamento eficaz.

Anúncios

A Dra. Glória Mafra ressaltou a importância crítica desses exames para os pacientes com doenças hematológicas. Ela afirmou: “Os exames são indispensáveis para o monitoramento dos pacientes e, consequentemente, para o manejo terapêutico das doenças. Como os médicos podem alterar doses dos medicamentos, formas de prescrição e evitar o agravamento do quadro de saúde sem os dados essenciais que deveriam ser garantidos nos exames? A situação é gravíssima e chamamos a atenção, pois o direito à saúde precisa ser garantido.”

A falta de insumos impacta diretamente a capacidade dos médicos de ajustar, modificar ou manter as medicações de forma segura e eficaz, de acordo com os parâmetros clínicos estabelecidos. Essa carência de recursos compromete o tratamento adequado dos pacientes e pode levar ao agravamento das condições de saúde já delicadas.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios