Ex-vice-presidente do PL é condenado a 40 anos de prisão por abuso sexual das próprias netas

A denúncia apresentada pelo MPSP aponta que Silva teria abusado sexualmente de suas netas a partir dos seis anos de idade, mantendo uma rotina de abusos que se estendeu de 2012 a 2021.

Em um desdobramento chocante, o ex-vice-presidente do Partido Liberal (PL), José Renato da Silva, foi condenado a 40 anos de prisão por abuso sexual de suas netas menores de idade. A sentença foi proferida pelo juiz José Eugenio Do Amaral Souza Neto, do Anexo de Violência Doméstica e Familiar de Suzano, e se refere a uma série de abusos cometidos pelo ex-vereador ao longo de um período de nove anos.

Anúncios

As acusações contra Silva, que também atuou como ex-presidente da Câmara Municipal de Suzano, em São Paulo, são profundamente perturbadoras. A denúncia apresentada pelo Ministério Público de São Paulo aponta que Silva teria abusado sexualmente de suas netas a partir dos seis anos de idade, mantendo uma rotina de abusos que se estendeu de 2012 a 2021. A filha do ex-vereador também alegou ter sido vítima de abuso quando tinha apenas seis anos de idade.

O tribunal considerou uma variedade de evidências na tomada de sua decisão, incluindo depoimentos das vítimas, mensagens, trocas de e-mails e laudos psicológicos. A sentença enfatiza que o conjunto probatório deixa poucas dúvidas quanto à materialidade dos crimes e à autoria por parte do réu.

Anúncios

No tribunal, Silva admitiu parcialmente os crimes, confessando “excessos” cometidos com uma de suas netas e afirmando ter buscado acompanhamento psicológico. Em um revelador e-mail trocado com sua filha, ele admitiu ter realizado ações das quais jamais seriam esquecidas. Essa admissão de culpa, juntamente com as evidências apresentadas, pesou significativamente na sentença final.

A decisão do juiz ressaltou que, considerando o período de tempo abrangido pelos abusos e a frequência de encontros do avô com as netas, Silva cometeu um total de 3.734 crimes. O juiz justificou a aplicação da continuidade delitiva, uma vez que os crimes foram praticados de maneira sequencial, com características similares e em locais similares.

Anúncios

Apesar da condenação, uma questão que gerou polêmica é o fato de Silva poder recorrer em liberdade, de acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Muitos membros da comunidade expressaram preocupação com a possibilidade de o condenado estar em liberdade enquanto aguarda os resultados dos recursos legais.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios