Associação cibercriminosa responsável por ataques a órgãos governamentais é desarticulada no Maranhão

As investidas cibernéticas perpetradas por essa associação criminosa envolviam invasões e tentativas de invasão a sites oficiais de órgãos públicos e de utilidade pública.

Uma associação cibercriminosa que vinha executando uma série de ataques direcionados a órgãos governamentais no Maranhão e no Distrito Federal teve suas operações interrompidas em uma operação conjunta entre autoridades policiais. Denominada de “Operação Inábil”, a ação visava desmantelar as atividades do grupo, que vinha causando perturbações nos sistemas digitais de importantes instituições públicas.

Anúncios

As investidas cibernéticas perpetradas por essa associação criminosa envolviam invasões e tentativas de invasão a sites oficiais de órgãos públicos e de utilidade pública. Além disso, os criminosos se destacaram por ter como alvo organizações ligadas à área policial e ao sistema de Justiça, demonstrando uma ousadia notável em suas ações.

Um dos exemplos dos ataques promovidos pelo grupo foi a falsa nota de pesar do prefeito de Alcântara, veiculada no site da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) ainda neste ano. Além disso, as páginas oficiais da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e da Polícia Civil do Distrito Federal foram alvos de tentativas de invasão e pichações virtuais.

Anúncios

A operação resultou na emissão de mandados de busca e apreensão em diferentes localidades, incluindo Penalva, na Baixada Maranhense, e Jundiá, em São Paulo. O líder do grupo foi detido temporariamente e diversos indícios que o associavam aos crimes investigados foram encontrados em sua residência no interior do Maranhão. Entre as acusações que o suspeito enfrentará estão invasão de dispositivos eletrônicos, associação criminosa e corrupção de menores.

Um dos pontos de grande relevância na operação foi a descoberta de dispositivos utilizados para efetuar as invasões de sistemas policiais e para a realização das pichações em sites oficiais. Essa evidência foi encontrada em uma residência alvo da ação policial na cidade de Jundiá, interior paulista.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios