Anúncios

Nesta terça-feira (08), o Ministério Público do Estado do Maranhão, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em colaboração com a 4ª Promotoria Regional de Defesa da Ordem Tributária e Econômica, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e a Agência Nacional de Petróleo (ANP), deflagrou a Operação Hades, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa suspeita de fraudes fiscais e lavagem de capitais, que causou um prejuízo estimado de R$ 304.509.097,92 aos cofres públicos.

Anúncios

O nome da operação, inspirado na mitologia grega, faz alusão ao deus Hades, que governava o submundo e era associado a segredos e sombras. O paralelo é claro: a operação busca revelar as atividades obscuras perpetradas por famílias ligadas ao setor de combustíveis, que operaram esquemas complexos de fraude fiscal para ocultar suas atividades ilícitas.

A ação está sendo conduzida simultaneamente em várias cidades do Maranhão, incluindo Caxias, Peritoró e Miranda do Norte, onde estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, além de mandados de sequestro e arresto de bens. O apoio da Polícia Rodoviária Federal é fundamental para garantir a efetividade das operações, mobilizando recursos de diferentes estados, incluindo viaturas e até mesmo uma aeronave.

Anúncios

Um total de 17 promotores de justiça e dois delegados de polícia estão envolvidos nas ações realizadas no Maranhão. Além disso, a cooperação se estende para fora das fronteiras do estado, com a participação dos Gaecos de Teresina (PI), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ), que também realizaram operações concomitantes visando desmantelar braços dessa organização criminosa em outros estados.

A Operação Hades representa um marco na luta contra a corrupção e os crimes financeiros, buscando punir aqueles que se escondem nas sombras para perpetrar suas atividades ilícitas. As ações coordenadas entre as autoridades públicas e as forças de segurança demonstram a determinação em restaurar a integridade do sistema tributário e econômico, assim como recuperar os recursos desviados para os cofres públicos.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no Twitter, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98506-2064.

Uma resposta para “Operação Hades desarticula organização criminosa envolvida em fraudes fiscais milionárias no Maranhão”.

  1. […] 8 DE AGOSTO DE 2023 JANILSON SILVA  Nesta terça-feira (08), o Ministério Público do Estado do Maranhão, por […]

    Curtir

Deixe um comentário

Tendência