Equipe do IEMA é vice-campeã mundial na FIRA World Cup 2023, maior competição de robótica do planeta

O grupo formado por alunas ficou atrás apenas da equipe da China por uma diferença mínima de um ponto, em uma prova desafiadora apelidada de ‘Missão Impossível’.

Na cidade de Wolfenbüttel, na Alemanha, a equipe do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) conquistou o segundo lugar na Federation of International Robot Sport Association (FIRA) World Cup 2023, a mais prestigiada competição de robótica mundial. O grupo formado por alunas ficou atrás apenas da equipe da China por uma diferença mínima de um ponto, em uma prova desafiadora apelidada de ‘Missão Impossível’.

Anúncios

Composta inteiramente por mulheres, a equipe do IEMA demonstrou seu talento e dedicação, superando inúmeros obstáculos durante a competição. Vitória de Carvalho, membro da equipe vice-campeã, compartilhou sua experiência: “Ter essa vivência nos incentiva a ir além e nos esforçar ainda mais. Esse título é ainda mais significativo por ser um grupo feminino. Estamos aqui, também, para incentivar as mulheres a ingressarem nesse ramo e nunca desistirem de seus sonhos.”

O coordenador de robótica do IEMA, Fábio Aurélio, celebrou a conquista das estudantes: “A prova é extremamente difícil, mas, mesmo assim, a equipe das meninas alcançou esse sucesso.” A jornada das alunas ainda não terminou, pois elas competirão em mais três provas na competição: a ‘DRC Explorer’, ‘Cliff Hanger’ e outra da ‘Missão Impossível’.

Anúncios

Para a diretora-geral do Instituto, Cricielle Muniz, a participação do IEMA em campeonatos internacionais é um resultado direto do investimento do Governo do Maranhão na educação pública. “Nossa presença nessa competição comprova que temos uma das melhores robóticas educacionais do mundo, capaz de competir com qualquer escola, independentemente do país de origem”, afirmou.

O FIRA World Cup 2023 teve início na segunda-feira (17) e ocorrerá até a sexta-feira (21). A equipe do IEMA é composta por três alunos da unidade de São Luís, dois de Bacabal e um de São José de Ribamar, totalizando três mulheres e três homens.

Anúncios

Esses jovens talentos foram selecionados na fase final da competição nacional, que aconteceu em novembro do ano anterior em São Luís e Guarulhos, São Paulo. Entre 105 equipes de todo o país inscritas no torneio, apenas 24 grupos em cada cidade foram escolhidos para representar o Brasil no cenário mundial da robótica educacional. A atuação brilhante da equipe do IEMA é um orgulho para o Maranhão e uma inspiração para todos os jovens que desejam se aventurar no fascinante campo da robótica.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios