Nesta quarta-feira (05), a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União deflagraram a Operação Fator Comum em São Luís, Vargem Grande e Belágua, no Maranhão. O objetivo é desarticular um suposto grupo criminoso responsável por inserir dados falsos nos sistemas do SUS para obter recursos indevidos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) relacionados aos procedimentos de reabilitação pós-covid.
Segundo as investigações, cinco municípios utilizaram simultaneamente a mesma lista de pacientes para registros de procedimentos de reabilitação pós-covid, resultando em um repasse indevido de recursos do FAEC. De janeiro a maio de 2022, foram registrados mais de 50 mil procedimentos de reabilitação em diversos municípios, levantando suspeitas de inserção de dados falsos.
A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão temporária e outras medidas cautelares, incluindo o afastamento dos agentes públicos envolvidos. Vinte policiais federais foram responsáveis por cumprir as determinações judiciais expedidas pelo Juízo Federal de São Luís/MA.
Se as suspeitas forem confirmadas, os investigados poderão responder por inserção de dados falsos, peculato e associação criminosa. A Operação recebeu o nome de “Fator Comum” devido à identificação desse ponto em comum entre os cinco municípios investigados.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário