A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebeu uma excelente notícia no início desta semana, com a aprovação do Doutorado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esse é um marco histórico para a instituição, sendo o primeiro programa de doutorado nessa área no estado do Maranhão.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, essa conquista representa a continuidade da expansão da pós-graduação stricto sensu da UEMA. Ele expressou sua alegria ao receber a notícia da aprovação e enfatizou que este é o sexto doutorado oferecido pela universidade. Cheche destacou o trabalho realizado ao longo do tempo, iniciado na gestão anterior da Profa. Rita Seabra, que permitiu ao programa alcançar a nota 04, condição necessária para pleitear o doutorado e obter sua aprovação. Ele parabenizou a equipe do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, em especial ao coordenador Prof. Luiz Carlos.
O coordenador do programa, Prof. Luiz Carlos Araújo dos Santos, enfatizou que essa conquista é o resultado do sucesso coletivo do corpo docente, discente, ex-alunos e administração do programa. Ele destacou também o suporte da administração superior da UEMA, incluindo o Reitor Walter Canales, o pró-reitor da PPG, Marcelo Cheche, e toda a equipe. Segundo o Prof. Luiz Carlos, o doutorado em Geografia irá promover a formação de profissionais capazes de desenvolver atividades relacionadas à ciência geográfica. Ele ressaltou a importância desse programa para o avanço das políticas de reabilitação, preservação e conservação da paisagem, bem como para a diminuição das desigualdades socioterritoriais, por meio de pesquisas que integrem a sociedade com a natureza.
O Reitor Walter Canales comemorou a notícia com grande entusiasmo, destacando a satisfação de ver mais um curso de doutorado sendo aprovado pela UEMA. Ele parabenizou todos os envolvidos na elaboração da proposta, incluindo o PPG, docentes e técnicos, ressaltando a importância de formar doutores para o Maranhão e contribuir com a ciência no Brasil.
O Doutorado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço contará com duas linhas de pesquisa: Dinâmica da Natureza e Conservação e Dinâmicas Socioterritoriais, Modernizações e Desigualdades. Essas linhas de pesquisa visam fomentar investigações que abordem a integração da sociedade com a natureza, além de promover estudos críticos sobre a modernização do território e a redução das desigualdades sociais e territoriais.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário