O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão realizou nesta terça-feira, 30, a Operação Tríade, com o objetivo de cumprir 19 mandados de busca e apreensão em diferentes cidades. A ação tem como alvo uma organização criminosa que atua no desvio de verbas públicas, envolvendo o prefeito de Santa Inês, Luís Felipe Oliveira de Carvalho, conhecido como “Felipe dos Pneus”.
A Operação Tríade, parte de um procedimento investigatório em andamento, tem como foco a apuração de fraudes em licitações, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro. O esquema era liderado pelo prefeito Felipe dos Pneus, em conjunto com dois articuladores, Antônio Neto Magalhães e Samuel Martins. Esses articuladores montavam licitações fraudulentas, intermediavam com empresas e controlavam o repasse de propina.
A estrutura da organização criminosa se assemelha às tradicionais tríades chinesas. Assim como na Tríade Chinesa, havia três principais atores: o prefeito Felipe dos Pneus, que utilizava sua influência política e poder decisório sobre as verbas públicas; e os articuladores Antônio Neto Magalhães e Samuel Martins, responsáveis por montar as licitações fraudulentas e controlar o repasse de propina.
Os crimes cometidos pela organização criminosa envolviam desvios de aproximadamente R$ 55 milhões em verbas públicas, que deveriam ser destinados à manutenção das necessidades básicas da comunidade local. As fraudes abrangiam contratos de fornecimento de medicamentos e materiais de saúde, recuperação de estradas vicinais e serviços de engenharia para a Prefeitura, entre outros.
A Operação Tríade contou com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em Santa Inês, São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Pinheiro, Codó, Davinópolis, Governador Newton Belo e Teresina (PI). Os mandados foram expedidos pela desembargadora relatora da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil e do Gaeco Piauí.
Além dos mandados de busca e apreensão, a desembargadora também determinou o afastamento de “Felipe dos Pneus” do cargo de prefeito de Santa Inês, visando garantir a continuidade das investigações de forma imparcial.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário