Durante a 19ª reunião extraordinária do Conselho Universitário da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), foi aprovado o Projeto Pedagógico do curso de graduação em Direito Bacharelado do Centro de Ciências Agrárias, Naturais e Letras (CCANL). O curso já é ofertado no campus de Açailândia e agora será expandido para atender a região das Chapada das Mesas.
O diretor do CCANL, professor Gutierrez Rodrigues Morais, defendeu a implantação do novo curso levando em consideração a vulnerabilidade social e econômica da região. “O curso de Direito irá promover e garantir à população mais acesso à Justiça, e ainda avanços econômicos e sociais impulsionando vários setores e abrindo novos campos de trabalho”, disse Morais.
O curso de graduação em Direito do CCANL atende aos anseios da comunidade de Estreito, formando profissionais da área jurídica com visão humanística e postura crítica diante dos fenômenos jurídicos e sociais. A reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves falou sobre a importância da abertura do curso. “A implementação do curso de Direito gratuito vai atender toda a região e sempre foi um anseio da comunidade local”, discorreu.
A implantação do curso de graduação atende ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2022-2026) da UemaSul, reforçando a democratização do ensino, ampliando a oferta de vagas nos cursos já existentes e abrindo novos cursos. A UemaSul busca oferecer uma educação superior de excelência e comprometida com o desenvolvimento regional.
De acordo com o PPC, o curso de Direito visa levar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos para atuarem nas diversas áreas que a profissão abrange. Outra habilidade a ser explorada é a de boa comunicação e argumentação jurídica para capacitá-los no exercício da profissão.
O curso de graduação em Direito do CCANL tem como princípio promover a articulação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação durante todo o processo formativo dos discentes. Também durante a reunião foram discutidas, votadas e aprovadas as resoluções e renovações dos PPCs do curso de Engenharia Agronômica do CCANL e do curso de Pedagogia Licenciatura do CCHSTL.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário