Professor e aluno da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) publicam artigo científico internacional sobre a utilização de termografia infravermelha no rastreamento do câncer de mama. O estudo, intitulado “Three-dimensional numerical evaluation of skin surface thermal contrast by application of hypothermia at different depths and sizes of the breast tumor”, foi publicado na revista Computer Methods and Programs in Biomedicine, com classificação Qualis A1.
O câncer de mama é uma doença maligna que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Embora a mamografia seja a técnica de rastreamento mais difundida, apresenta limitações em sua utilização. Por isso, outras técnicas como a termografia infravermelha têm se mostrado promissoras para o rastreamento precoce do câncer de mama.
O estudo conduzido pelo professor doutor Alisson Augusto Azevedo Figueiredo, do Curso de Engenharia Mecânica/DEMEC, e seu aluno de graduação Tarcio Cardoso Barros, analisou diferentes tamanhos e profundidades de tumores em uma geometria 3D da mama, aplicando diferentes procedimentos de hipotermia, usando o software comercial COMSOL Multiplhysics. Foi adotado o conceito de termografia ativa, simulando uma compressa em gelo, em etapas bem definidas como aclimatação, hipotermia e recuperação térmica.
Os resultados obtidos foram utilizados para analisar o contraste térmico existente entre as mama com e sem tumor. Os contrastes térmicos em tumores superficiais, para todas as hipotermias, resultaram em melhorias nas termografias. Para tumores menores, pode ser necessário o uso de câmeras termográficas sensíveis e de alta resolução para adquirir essa alteração térmica.
Para o professor Alisson, a publicação do artigo representa uma grande vitória para ele e seu aluno Tarcio, que foi seu primeiro trabalho de pesquisa em parceria com um aluno de graduação. Já para Tarcio, a publicação representa uma grande realização e uma experiência emocionante e desafiadora, que espera inspirar outros alunos a perseguir seus sonhos acadêmicos.
O estudo traz importantes contribuições para a área de pesquisa em câncer de mama, apresentando uma nova técnica de rastreamento que pode auxiliar no diagnóstico precoce da doença, melhorando as chances de sucesso no tratamento e diminuindo a mortalidade. Além disso, a publicação do artigo na revista Computer Methods and Programs in Biomedicine, com classificação Qualis A1, demonstra a excelência e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo professor e seu aluno na área de engenharia mecânica e biomedicina.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário