Operação Rota Caipira: Maranhão é um dos estados alvos da Polícia Federal na luta contra o tráfico internacional de cocaína
A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira, a Operação Rota Caipira, com o objetivo de combater o tráfico internacional de cocaína nos estados do norte e nordeste brasileiros. A ação é direcionada a uma organização criminosa especializada no transporte aéreo de drogas, que utiliza estruturas logísticas localizadas principalmente nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão.
Cerca de 400 policiais federais foram mobilizados para a operação, juntamente com servidores da Agência Nacional de Petróleo – ANP, da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, equipes da Polícia Militar dos estados do Tocantins, Maranhão e Piauí, e equipe do grupamento aéreo da Polícia Militar do Tocantins.
Foram cumpridas 195 medidas judiciais, incluindo 28 mandados de prisão preventiva, 95 de busca e apreensão em 14 estados da Federação, além da apreensão de 16 aeronaves, sequestro de três propriedades rurais e bloqueio de valores que podem chegar a R$ 300 milhões.
As investigações tiveram início em novembro de 2020, com a apreensão de 815kg de cocaína na cidade de Tucumã/PA, pela Polícia Militar do Estado do Pará, após troca de informações com a Delegacia de Polícia Federal em Araguaína/TO. Segundo a investigação, a organização criminosa adquiria cocaína de fornecedores localizados na Bolívia e Peru, transportando a droga através de uma complexa estrutura aérea até pontos estratégicos localizados nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão, com destino às capitais nordestinas São Luís/MA, Teresina/PI e Fortaleza/CE, entre outras. A operação não descarta que a droga também tenha sido destinada a países da Europa.
Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação, financiamento e tráfico internacional de drogas, organização criminosa internacional, lavagem de dinheiro praticada por organização criminosa, dentre outros crimes. A Operação Rota Caipira é um esforço conjunto da Polícia Federal e de diversas agências governamentais na luta contra o tráfico internacional de drogas.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário