Polícia Federal desmantela esquema de contrabando de cigarros em São Luís, após investigação iniciada em 2021. Operação Potência cumpre três mandados de busca e apreensão e identifica envolvidos no esquema criminoso
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (19), a Operação Potência, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no contrabando de cigarros em São Luís, capital do Maranhão. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em pontos estratégicos da cidade.
A investigação teve início no ano passado, após a prisão em flagrante de uma pessoa e a apreensão de cem pacotes de cigarros de origem estrangeira na zona rural da capital maranhense. Na ocasião, a polícia também apreendeu um aparelho celular.
A partir da extração e análise dos dados contidos no celular apreendido, a polícia identificou a participação do preso nos crimes apurados e também foi possível identificar outros envolvidos que, de forma associada, comercializavam cigarros contrabandeados em São Luís, com o objetivo de obter lucros.
Caso sejam condenados, os investigados poderão responder pelos crimes de contrabando e associação criminosa, cujas penas somadas podem chegar a oito anos de reclusão.
O contrabando de cigarros é uma atividade ilegal que traz graves prejuízos à saúde pública, já que os produtos comercializados não passam pelas rigorosas inspeções sanitárias e podem apresentar riscos à saúde dos consumidores. Além disso, a prática de contrabando é prejudicial à economia do país, uma vez que as mercadorias comercializadas ilegalmente não geram impostos e contribuições aos cofres públicos.
A Polícia Federal segue investigando o caso para identificar outros envolvidos no esquema criminoso e combater o contrabando de cigarros no estado do Maranhão. A operação Potência reafirma o compromisso da polícia em combater a criminalidade e garantir a segurança da população.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário