O deputado federal Zé Trovão, armamentista e bolsonarista do Partido Liberal de Santa Catarina, solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que suspenda temporariamente os jogos eletrônicos com conteúdos violentos no Brasil. O pedido foi feito na segunda-feira (10) e tem como base os recentes ataques em escolas ocorridos no país.
De acordo com o parlamentar que é armamentista tendo várias fotos com armas, a suspensão dos “jogos de videogame violentos” por um período de 30 dias permitiria investigar uma eventual relação entre esses jogos e o ataque à creche em Blumenau (SC), na última semana, que resultou na morte de quatro crianças.
Conforme a lógica da direita bolsonarista, Zé Trovão sugere a “suspensão temporária dos jogos eletrônicos que incitem ou estimulem comportamentos violentos pelo prazo de 30 dias, a fim de investigar a relação entre os jogos eletrônicos violentos e a violência”. Ele também propõe a criação de mecanismos de criminalização para casos nos quais forem encontrados conteúdos violentos em computadores dos investigados, assim como acontece na pedofilia. No documento, há ainda menção à possibilidade de criar medidas que previnam a venda e o uso deste tipo de jogo no país.
Segundo o deputado, o autor do ataque à creche de Blumenau teria utilizado um chat de jogos violentos para se comunicar com outras pessoas antes de cometer o ataque. A mesma lógica de achar que quem assiste filme de ação, onde o protagonista atira em todo mundo, o espectador do filme vai sair também atirando.
No entanto, a Polícia Civil de Santa Catarina, responsável pela investigação do caso, não confirmou a relação entre o atentado e as comunidades de jogos online que ganharam força nas redes sociais. Ao periciar o celular do autor do massacre, os oficiais não encontraram evidências de jogos no aparelho.
Essa ideia de culpar os jogos é antiga e é um bode expiatório para deputados de direita que querem “resolver” as coisas sem realmente resolver o problema. Em todo caso de violência envolvendo jovem, tiram essa carta da manga de culpar os jogos, enquanto os próprios deputados da direita ficam fazendo um culto até mesmo quase uma relação sexual com as armas, mas para eles isso tem “nada a ver”.
A proposta do parlamentar segue aguardando despacho do Presidente da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovada, a suspensão temporária de jogos eletrônicos violentos no Brasil poderá ter impactos significativos na indústria de games e nos hábitos de consumo da população. No entanto, ainda não está claro como seria implementada e fiscalizada a medida, nem se haveria evidências suficientes para comprovar a relação entre jogos violentos e a violência na sociedade.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário