De acordo com uma pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de São Paulo no último sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou uma aprovação de 38% e uma reprovação de 29% nos seus primeiros três meses de mandato. Comparando com o mesmo período do seu governo anterior, a desaprovação a Lula é semelhante à registrada por Jair Bolsonaro (PL) em 2019, igualando o pior desempenho entre os presidentes em primeiro mandato desde a redemocratização de 1985. A pesquisa também mostra que 29% consideram o governo ruim ou péssimo, em comparação com 30% de Bolsonaro em 2019.
Quando comparado com seus mandatos anteriores, Lula perde nas suas duas passagens pelo Palácio do Planalto. Em 2003, ele tinha uma aprovação de 43% com apenas 10% de reprovação. Já em 2007, 48% consideraram o governo ótimo ou bom, enquanto apenas 14% dos entrevistados reprovaram o governo nos primeiros 90 dias.
Em comparação com os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Fernando Collor (PRN), Lula também tem números similares, com FHC tendo uma aprovação de 39% em 1995 e Collor de 36%.
A pesquisa foi realizada pelo Datafolha entre os dias 29 e 30 de março, ouvindo 2.028 pessoas de 16 anos ou mais em 126 municípios do Brasil, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário