No último sábado (11), a Polícia Civil do Maranhão realizou a “Operação AT – Alta Tensão” para combater o crime de furto de energia em indústrias cerâmicas. A operação foi baseada em quatro meses de investigação sobre o furto de energia elétrica em unidades consumidoras de alta tensão e os alvos foram as cidades de Pindaré-Mirim, Itapecuru-Mirim, Santa Rita e Rosário, onde oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Cinco dos oito mandados resultaram na prisão em flagrante dos proprietários após peritos criminais constatarem a manipulação do sistema de medição de energia através de um jumper, que desviava 100% da energia consumida pelas indústrias.
A concessionária de energia detectou os primeiros sinais de fraude ao perceber uma variação no consumo de energia das indústrias, principalmente nos finais de semana quando não havia fiscalização, momento em que instalavam a fraude após o desligamento da medição remota.
Por conta disso, as ordens de busca foram cumpridas no sábado. A concessionária acredita que as fraudes já causaram um prejuízo de cerca de 8 milhões de reais.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário