Vídeo: Jovem negro é torturado e morto dentro do supermercado Mateus

Darlon Oliveira dos Santos, de 23 anos, foi morto dentro do supermercado Mateus da Cohab, em São Luís

Um jovem negro, chamado Darlon Oliveira dos Santos, de 23 anos, foi morto dentro do supermercado Mateus da Cohab, em São Luís. O acontecimento foi no dia 12 de junho de 2019, mas somente nesta quarta-feira (22), imagens do circuito interno do supermercado Mateus vazaram, mostrando cenas absurdas.

Anúncios

O homicídio aconteceu meia noite do dia 12 de junho de 2019, onde o jovem negro Darlon Oliveira entrou dentro do supermercado Mateus da Cohab, quando teve um surto psicótico. Os seguranças foram acionados, quando levaram o jovem Darlon Oliveira a força para uma área reservada somente aos funcionários.

Anúncios

Darlon Oliveira ainda tentou resistir a imobilização dos funcionários do Mateus, mesmo não tendo chance contra tantas pessoas, como é visto no vídeo.

Fora do funcionamento comercial, as 00:00:12, um vigilante da Clasi Segurança, empresa terceirizada contratada pelo Mateus, junto com os funcionários do supermercado, realizaram uma série de agressão ao jovem Darlon Oliveira. Chegando até mesmo a colocar o joelho no pescoço do jovem negro, que não conseguia mais respirar. A tortura estava sendo um entretenimento para o funcionários que estavam presenciando a cena.

O jovem sem vida, acabou falecendo e sendo os pés amarrados, mesmo não apresentando mais sinais de reação. O corpo de Darlon Oliveira ficou abandonado cerca de 7 minutos, quando funcionários voltam para verificar o estado da vítima, alguns tiram fotos e analisam se ainda está vivo. No vídeo, chefes de alguns setores aparecem se deslocando até o local para verificar a situação, mas não tomam qualquer providência.

Anúncios

O corpo de Darlon ficou no chão por quase 20 minutos até a chegada de policiais militares. Já tardiamente, uma equipe do Samu também foi chamada para atender a ocorrência e constatou que o jovem estava morto.

Sob sigilo, o inquérito policial está aberto há 3 anos e até o momento não houve indiciamento de qualquer pessoa sobre a morte.

Esse não é o primeiro caso desumano denunciado, no dia 21 de julho de 2021, Jacqueline de Oliveira foi espancada nesta terça-feira (20), após ser acusada de furto. Enquanto em dia 01º de junho de 2021, um jovem, identificado como Elielson, foi confundido de forma racista com um bandido e sofreu agressão dos seguranças privados do Supermercado Mateus.

Anúncios

O Ex-secretário de Direitos Humanos do governo Flávio Dino (PSB), Chico Gonçalves, se manifestou sobre o caso e disse que precisa rigorosamente apurado.

“A impunidade só impulsiona a roda da violência racial no Brasil. É preciso responsabilizar quem comete esses crimes. O assassinato de Darlan Oliveira dos Santos, nas dependências de uma unidade do Mateus, é um caso q precisa ser rigorosamente apurado e concluído para que outros não sigam ocorrendo”, declarou.

Anúncios

Com informações do Blog do Neto Ferreira.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios