Um jovem negro, chamado Darlon Oliveira dos Santos, de 23 anos, foi morto dentro do supermercado Mateus da Cohab, em São Luís. O acontecimento foi no dia 12 de junho de 2019, mas somente nesta quarta-feira (22), imagens do circuito interno do supermercado Mateus vazaram, mostrando cenas absurdas.

O homicídio aconteceu meia noite do dia 12 de junho de 2019, onde o jovem negro Darlon Oliveira entrou dentro do supermercado Mateus da Cohab, quando teve um surto psicótico. Os seguranças foram acionados, quando levaram o jovem Darlon Oliveira a força para uma área reservada somente aos funcionários.
Darlon Oliveira ainda tentou resistir a imobilização dos funcionários do Mateus, mesmo não tendo chance contra tantas pessoas, como é visto no vídeo.
Fora do funcionamento comercial, as 00:00:12, um vigilante da Clasi Segurança, empresa terceirizada contratada pelo Mateus, junto com os funcionários do supermercado, realizaram uma série de agressão ao jovem Darlon Oliveira. Chegando até mesmo a colocar o joelho no pescoço do jovem negro, que não conseguia mais respirar. A tortura estava sendo um entretenimento para o funcionários que estavam presenciando a cena.
O jovem sem vida, acabou falecendo e sendo os pés amarrados, mesmo não apresentando mais sinais de reação. O corpo de Darlon Oliveira ficou abandonado cerca de 7 minutos, quando funcionários voltam para verificar o estado da vítima, alguns tiram fotos e analisam se ainda está vivo. No vídeo, chefes de alguns setores aparecem se deslocando até o local para verificar a situação, mas não tomam qualquer providência.
O corpo de Darlon ficou no chão por quase 20 minutos até a chegada de policiais militares. Já tardiamente, uma equipe do Samu também foi chamada para atender a ocorrência e constatou que o jovem estava morto.
Sob sigilo, o inquérito policial está aberto há 3 anos e até o momento não houve indiciamento de qualquer pessoa sobre a morte.
Esse não é o primeiro caso desumano denunciado, no dia 21 de julho de 2021, Jacqueline de Oliveira foi espancada nesta terça-feira (20), após ser acusada de furto. Enquanto em dia 01º de junho de 2021, um jovem, identificado como Elielson, foi confundido de forma racista com um bandido e sofreu agressão dos seguranças privados do Supermercado Mateus.
O Ex-secretário de Direitos Humanos do governo Flávio Dino (PSB), Chico Gonçalves, se manifestou sobre o caso e disse que precisa rigorosamente apurado.
“A impunidade só impulsiona a roda da violência racial no Brasil. É preciso responsabilizar quem comete esses crimes. O assassinato de Darlan Oliveira dos Santos, nas dependências de uma unidade do Mateus, é um caso q precisa ser rigorosamente apurado e concluído para que outros não sigam ocorrendo”, declarou.
Com informações do Blog do Neto Ferreira.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário