TCE e UFMA celebram acordo de parceria na área de Tecnologia da Informação

O evento de assinatura se deu no Plenário do Tribunal, em cerimônia híbrida transmitida via canal do Youtube

“Inteligência Computacional no Apoio às Ações de Controle Externo (ICCE)”. Sob essa rubrica, Tribunal de Contas (TCE-MA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) assinaram nesta quinta-feira(17) acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação. O evento de assinatura se deu no Plenário do Tribunal, em cerimônia híbrida transmitida via canal do Youtube. Participaram presencialmente, além do presidente Washington de Oliveira e do Reitor da UFMA, Natalino Salgado, o secretário de Tecnologia e Inovação do TCE, Renan Oliveira, e a presidente da Fundação Sousândrade, Profª Evangelina Noronha.

Anúncios

O acordo prevê a execução, por parte da UFMA, de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação que incluem investigação, criação de protótipos, desenvolvimento e testes de soluções, especialmente por meio do Núcleo de Computação Aplicada (NCA), em parceria com membros e servidores do Tribunal de Contas.

Com duração de 24 meses, o projeto Inteligência Computacional no Apoio às Ações de Controle Externo (ICCE) envolve a transferência de recursos financeiros no total de R$ 2.990.280,60 (R$ 2,9 milhões) por parte da corte de contas maranhense.

De acordo com o Plano de Trabalho aprovado, o projeto vai se desenvolver em torno de três eixos principais: identificação e priorização de objetos de auditoria, sistema de processo eletrônico e capacitação em ciência de dados e inteligência artificial. Como objetivos gerais, pode-se destacar a melhoria da efetividade e eficácia das ações de controle e melhoria da eficiência administrativa, por meio da gestão documental e processual.

Anúncios

“Todas as etapas e atividades convergem para a efetividade das ações de controle desenvolvidas pelo Tribunal”, resume o secretário de Tecnologia e Inovação do TCE, Renan Oliveira. Ele enfatiza a importância da aproximação com a academia para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho de instituições como o TCE. “Para nós, o momento não poderia ser mais oportuno, em razão das intervenções que vem sendo feitas visando dotar a instituição das condições de fazer frente aos desafios da era tecnológica”, observa.

Para o reitor Natalino Salgado, o projeto é de grande importância também para a academia, porque abre um campo de pesquisa inédito na área tecnológica. “Dessa forma, a demanda do Tribunal de Contas contribui para que a UFMA amplie a abrangência de sua pesquisa, cumprindo sua responsabilidade social junto ao Estado”, afirma.

Anúncios

O presidente da corte de contas maranhense, Washington de Oliveira, situa a celebração do acordo no contexto de uma série de ações de modernização, e chama a atenção para as dimensões da parceria, segundo ele inédita na história da instituição pela amplitude e alcance das ações previstas. “O suporte tecnológico que será desenvolvido ao longo desses 24 meses é uma exigência da nova realidade em que vivemos, marcada pelo uso massivo das novas ferramentas tecnológicas. É um passo de grande importância que atende inclusive a uma exigência da nova Lei Orgânica em vias de ver aprovada pelo parlamento estadual”, destacou.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios