A Escola Superior de Controle Externo (Escex) do TCE-MA realiza na segunda-feira, 14 de março, das 09h30 às 12h, o Webnário “Bicentenário Maria Firmina dos Reis” (1822-2022), com o objetivo de homenagear a pioneira escritora maranhense.
A iniciativa da Escex se une a várias homenagens prestadas à intelectual pelo seu bicentenário. Nascida em São Luís, em 1822, Maria Firmina é considerada a primeira autora negra do Brasil com o romance Úrsula. O evento será transmitido pelo Canal do YouTube da Escex no endereço https://www.youtube.com/c/ESCEXEscolaSuperiordeControleExternoTCEMA.

A programação contará com um painel chamado “O protagonismo feminino de Maria Firmina dos Reis: da inspiração ao empreendedorismo”, cuja moderadora será a auditora e Líder de Ação Educacional da Biblioteca do TCE-MA, Rossana Jansen. Os palestrantes serão: Iramir Alves Araújo, escritor e mestre em História (UFMA), autor do Projeto Úrsula em Quadrinhos, adaptação do romance de Maria Firmina para a linguagem dos HQs; Lindevania Martins, escritora, autora do Projeto “Os Poemas Mortais do Reino de Lah”, um romance de cunho fantástico em que Maria Firmina é uma das personagens; e Rachel Jordão, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão.
Outras homenagens estão sendo prestadas à autora maranhense: o Tribunal de Justiça do Maranhão promoveu o espetáculo Firmina dos Reis – Uma voz além do tempo na manhã desta sexta-feira, 11; também nesta sexta-feira, a escritora e jornalista Andrea Oliveira lança, na Sala Sesc de Exposições, o livro Maria Firmina – a menina abolicionista; e a Academia Ludovicense de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães, a Academia João-lisboense de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e a Sociedade de Cultura Latina do Brasil promovem uma live a partir das 18h30 de hoje (11) com o conferencista Charles Martin com o tema “O riacho abre num rio: Dimensões de Úrsula, o romance de Maria Firmina dos Reis”.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário