A vacina contra o covid-19 já está mostrando resultado no Maranhão. O número de casos de mortes de profissionais da saúde diminuiu de forma considerado no estado.
Desde o inicio da vacinação dos profissionais de saúde, no dia 19 de janeiro, o número de morte desse grupo houve um queda de 55,5%. Os dados são do G1 Maranhão.
Desde o inicio da vacinação, houve somente o registro de 4 mortes por covid-19 em profissionais de saúde. O Maranhão tinha um registro de 9 óbitos pela doença de antes da vacinação. Mesmo sendo um número pequeno, mostra que somente a vacina pode realmente nos livrar dessa pandemia que dura mais de um ano.
Em relação ao registro de casos, a redução se mostra maior. Desde o inicio da vacinação até os dias atuais, foram 228 casos registrados em profissionais de saúde. Antes, o número de registros havia chegado a 679. Ou seja, após a vacinação houve queda de 66,42%.
De acordo com especialistas, a proteção da vacina já ocorre em eficácia máxima cerca de duas semanas após a aplicação da segunda dose. A vacina CoronaVac, por exemplo, tem a segunda dose aplicada em até 28 dias após a primeira.
Já o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca é reforçado 90 dias depois. Algumas pesquisas indicam que a vacina Oxford/AstraZeneca tem 76% de eficácia logo após três semanas da primeira aplicação.
Atualmente, nem todos os profissionais de saúde no Maranhão já foram imunizados contra a Covid-19. Em São Luís, a Prefeitura chamou para vacinação nesta segunda-feira (3) os profissionais entre 30 e 34 anos que perderam a 1ª dose. Outros, ainda precisam tomar a segunda dose do imunizante.
Por G1.


Deixe um comentário