Maranhão não divulga raça de mortos pela polícia, diz Monitor da Violência

A omissão é um atestado de indiferença do governo estadual à questão do genocídio da população negra no país.

O Maranhão é um dos onze estados brasileiros que não divulga as informações sobre a raça dos mortos em conflitos policias, conforme os dados do Monitor da Violência de 2020. No Brasil, cerca de 78% das pessoas mortas pela polícia são negras.

Sendo uma Maranhão um estado que possui a maior da população negra, acaba sendo uma situação estranha que o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança, esconda as características das pessoas que morrem pela polícia.

A omissão é um atestado de indiferença do governo estadual à questão do genocídio da população negra no país. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56,10% das pessoas que se declaram negras no Brasil. No Maranhão, segundo o IBGE, cerca de 74% da população é formada por negros.

Além da ausência do recorte de raça nas estatísticas fornecidas pelo Estado, não existe informações importantes para a execução de políticas públicas que se distanciem da necropolítica em vigor no bolsonarismo atual.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios