Está sendo compartilhado através das redes sociais uma imagem com a notícia de que a Ford fechou uma fábrica na Bélgica e demitiu 4,3 mil funcionário.
Dentro da imagem existe a pergunta: “Alguem precisa para o Bolsonaro. Depois de fechar a fábrica da Ford na Austrália, agora ele tá fechando a da Bélgica. ONDE VAMOS PARAR DESSE JEITO?” de forma irónica.
É falsa
A forma que se encontra a informação é falsa. A notícia vinculada na imagem é de 2012 e foi publicada pelo G1. Não tendo qualquer relação com a atualidade e conexão com a retirada da fábrica da Ford do Brasil.
Em comunicado divulgado para a imprensa, a fabricante diz que a decisão foi tomada “à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.
Em 2012, a Ford confirmou o fim da produção de carros na fábrica de Genk, na Bélgica, e a demissão de 4,3 mil funcionários. A produção da unidade será transferida para Valência, na Espanha, em 2014.
A medida surpreendeu os sindicalistas, que já haviam anunciado o fechamento da montadora, e representou um grande baque para os trabalhadores. Há dois anos, eles tinham aceitado a redução dos salários e aumentar a produção em troca de garantia de emprego. No mês passado, a direção da Ford disse que apresentaria um plano de reestruturação que atingiria todas as unidades na Europa, que sofre os efeitos da crise econômica.
A indústria automobilística belga está em declínio. Há 15 anos, a Renault fechou a fábrica de Vilvorde, perto de Bruxelas, e a Opel também fechou a unidade da Antuérpia há dois anos.


Deixe um comentário