Azulejos, produtos feitos da fibra do Buriti, tiquira, entre outros, são os mais procurados na feira mais antiga da cidade de São Luís
Por Larissa Brito
A Casa das Tulhas, também popularmente conhecida como Feira da Praia Grande, é dos pontos mais visitados do Centro Histórico de São Luís. Além de possuir uma rica arquitetura, oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco do artesanato e da gastronomia ludovicenses.
Os Turistas e os próprios moradores de São Luís visitam diariamente o comércio mais antigo da cidade à procura de produtos típicos da Ilha do Amor. O local recebe regularmente visitantes paraenses, paulistas mineiros e até mesmo de outras nacionalidades, como franceses, holandeses e portugueses, que chegam à procura de produtos específicos.

Os mais procurados são os azulejos – que representam bem o Centro Histórico – bolsas, chapéus, tapetes – produtos estes que são feitos da fibra do buriti – e a mais conhecida cachaça do Maranhão, a tiquira, a bebida artesanal feita da mandioca. “Aqui procuramos vender produtos da nossa terra. Feijões que só dão no Maranhão, castanhas, a farinha d’água, tipicamente maranhense, cachaças e doces”, disse Júlio César Araújo, um dos comerciantes mais antigos do mercado.
A feira da Praia Grande também possui uma rica gastronomia com alimentos que representam bem a região. No paladar dos turistas os produtos com maior destaque são o arroz de cuxá, torta de camarão, peixe frito e a famosa galinha caipira.
Comerciantes afirmam que para chamar a atenção dos seus clientes, investem num bom atendimento, limpeza e organização do local. Porém, os mesmo encontram dificuldades, com turistas internacionais na hora da comunicação. Segundo Lucinéia Pereira, dona de uma das lojas encontradas na área interna da feira, a falta de conhecimento de um outro idioma é um problema. “A nossa dificuldade é quando chega turistas de fora, pois sem guia não sabemos a língua deles, e para ter uma comunicação é muito complicado”, ressaltou.
A Casa das Tulhas foi o primeiro mercado fundado em São Luís
Construída no início do século XIX, denominava-se Terreiro Público, local de guarda e venda de gêneros alimentícios. Após o ano de 1820, passou a ser chamada Casa das Tulhas. Com a reconstrução do local em 1855, feita pela Companhia Confiança com a licença da Câmara de São Luís, e ainda com as mudanças ao longo dos anos, as comercializações foram crescendo. Hoje, é um local que vende apenas produtos típicos do Maranhão. O comerciante mais antigo, que trabalha há mais de 30 anos, é o Senhor Raimundo Costa, “é muito bom e gratificante trabalhar aqui, pois além de satisfazer financeiramente é uma feira diferenciada pelo fato de já ter sido o centro de bastecimento de São Luís e pela frequência de turistas”, contou. A Casa das Tulhas faz parte dos bens protegidos pela UNESCO, sendo considerado parte do patrimônio da humanidade.
Leia mais Notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp (98) 98506-2064
Para O Cubo crescer, vamos precisar da sua ajuda. Seja patrão do blog dando um pequeno patrocínio.
https://www.catarse.me/ocubo?ref=project_link


Deixe um comentário